Rússia acusa Ucrânia de derrubar avião que transportava prisioneiros ucranianos

russia-acusa-ucrania-de-derrubar-aviao-que-transportava-prisioneiros-ucranianos


Todos que estavam no avião morreram. Segundo o governo da Rússia, das 74 pessoas a bordo, 65 eram prisioneiros de guerra ucranianos. Ao acusar a Ucrânia pela queda da aeronave, o governo russo não apresentou provas. Rússia acusa Ucrânia de derrubar avião que transportava prisioneiros ucranianos
Jornal Nacional/Reprodução
A Rússia acusou a Ucrânia de ter derrubado nesta quarta-feira (24) um avião militar com dezenas de ucranianos.
Todos que estavam no avião morreram. Segundo o governo da Rússia, das 74 pessoas a bordo, 65 eram prisioneiros de guerra ucranianos – militares que a Rússia capturou nesses quase dois anos de conflito. Eles seriam trocados por prisioneiros russos. Ou seja: a Rússia acusa a Ucrânia de ter derrubado um avião que transportava militares da própria Ucrânia.
O avião de transporte militar da Rússia saiu de uma base aérea de Moscou e caiu por volta das 11h no horário local – 5h no horário de Brasília -, bem perto da fronteira com a Ucrânia, em uma vila chamada Yablonovo, na região de Belgorod. Essa província tem sido alvo de ataques frequentes da Ucrânia nos últimos meses.
Ao acusar a Ucrânia pela queda do avião, o governo russo não apresentou provas e definiu esse episódio desta quarta-feira (24) como “ato bárbaro de terrorismo”. Palavras do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. O governo russo convocou uma sessão de emergência do Conselho de Segurança da ONU para discutir a queda do avião.
A Inteligência Militar da Ucrânia afirmou que o país não recebeu nenhum pedido para garantir a segurança do espaço aéreo de Belgorod, como foi feito em outras trocas de prisioneiros com a Rússia; que cabia à Rússia cuidar da operação.
O texto também diz que a Inteligência ucraniana não tem informações confiáveis sobre quem estava a bordo do avião russo. A nota não nega que o avião pode ter sido derrubado por um míssil das forças ucranianas.
O presidente Volodymyr Zelensky cancelou uma viagem e eventos ligados ao próprio aniversário até que seja esclarecido o que aconteceu. Esse episódio acirra ainda mais as tensões entre Ucrânia e Rússia nessa guerra que já dura quase dois anos.
LEIA TAMBÉM
Avião militar com prisioneiros ucranianos cai na Rússia, e 74 morrem; vídeo mostra momento da queda
Rússia diz que Ucrânia derrubou avião militar, fala em ‘ato de barbárie’ e pede convocação de Conselho de Segurança da ONU
Rússia não pediu proteção de espaço aéreo onde avião militar caiu, diz Ucrânia, que não nega nem confirma envolvimento
Adicionar aos favoritos o Link permanente.