Temporal deixa moradores ilhados e provoca destruição na Grande BH

temporal-deixa-moradores-ilhados-e-provoca-destruicao-na-grande-bh

temporal-deixa-moradores-ilhados-e-provoca-destruicao-na-grande-bh


Várias ruas e avenidas tiveram algum bloqueio por causa de alagamentos e também por quedas de árvore. Um temporal na noite desta terça-feira (23) deixou moradores ilhados e provocou destruição em Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana.
Uma das principais vias de Belo Horizonte amanheceu interditada nesta quarta-feira (24). Várias ruas e avenidas tiveram algum bloqueio por causa de alagamentos e também por quedas de árvore. Algumas foram arrancadas pela raiz, uma caiu em cima de um ônibus; ninguém ficou ferido. Muita gente ficou sem luz.
“Eu estou trabalhando fazendo as coisas à mão, o que eu posso. Sem energia, né?”, conta costureira.
Motorista de aplicativo e passageiro nadando em meio a enchente para chegar em posto
JN
Na região centro-sul da capital mineira, um motorista de aplicativo e um passageiro foram surpreendidos pela enchente. “Não tem uma corda aí não, para jogar para eles?”, pergunta uma mulher nas imagens de um vídeo que registrou a situação. Eles conseguiram nadar até o posto de combustíveis.
A enchente inundou rapidamente a casa de dona Isabel, de 94 anos.
“Aí a neta dela foi colocando as almofadas para o colchão não molhar. Até o filho dela desceu também para ajudar. E foi assim, muito desesperador. A gente poder agilizar para não molhar ela”, conta a auxiliar de cozinha Célia Pereira.
Por que medimos as chuvas em milímetros e não em mililitros?
Na Grande BH, o temporal alagou um trecho da BR-040, na saída para o Rio de Janeiro. Em Contagem, mais de 20 horas depois da tempestade, os moradores ainda trabalhavam para retirar a lama que invadiu casas e destruiu móveis.
Em um ponto, o córrego que passa perto transbordou e a água chegou a 1,80m. Em uma casa, uma bebezinha de 4 meses e uma menina de 2 anos foram levadas às pressas para casa de vizinhos; a mãe da bebê ficou em cima da laje por duas horas aguardando socorro. Os Bombeiros usaram um bote para salvar as duas crianças e um casal.
“Mais de duas horas debaixo de chuva e ilhado, porque não tinha como sair”, relembra a operadora de máquina de bordar Tatiana Daiana de Jesus.
Bombeiros usaram bote para salvar bebê de 4 meses e outras pessoas
JN
A correnteza arrastou e empilhou vários carros na região centro-sul da capital mineira. Moradores que estavam por perto fizeram um cordão humano para salvar uma mulher que estava em um deles.
“Graças a Deus que ela parou aqui, né? Tinha muita gente aqui desesperada com os carros, aí: ‘Tira a mulher do carro, tira a mulher do carro’. Foi sufoco”, relata o estagiário Thalison Silva.
A solidariedade também foi o que salvou dois irmãos. Integrantes de uma torcida organizada deram as mãos e ficaram na calçada. Um deles, que aparece nas imagens de camiseta branca, que estava em cima do carro branco, com a ajuda de uma mangueira, resgatou o rapaz de blusa preta, que estava em cima do carro preto. O outro irmão, que estava dentro de outro carro, foi resgatado depois que o veículo bateu no poste.
“Foi tipo cena de filme. Começou a encher muito rápido, coisa de outro mundo, para falar a verdade. Não esperava isso não”, lembra o estudante Gabriel Ferreira Merlo.
Integrantes de uma torcida organizada deram as mãos para salvar dois irmãos
JN
“Ajudar o próximo. A gente não tem que medir esforço para isso, não. Se tiver as condições, tem que ajudar mesmo. Só assim a gente vai fazer o mundo melhor aí”, afirma o cobrador de ônibus Wallison Vicente.
LEIA TAMBÉM
Temporal alaga ruas, arrasta carros, deixa pessoas ilhadas e derruba árvores em BH
Chuva intensa causa alagamento na BR-040, na Grande BH

Adicionar aos favoritos o Link permanente.