Alto Tietê registra 417 reclamações sobre empréstimo consignado, em 2023; 77% a mais que em 2022

Em 2022, 235 reclamações foram registradas, segundo Procon São Paulo. Nos dois anos, Biritiba Mirim foi a única cidade da região que não teve registros. Nove das dez cidades do alto tietê registraram 417 reclamações sobre empréstimo consignado
Se somadas nove das dez cidades do Alto Tietê, 417 reclamações sobre empréstimos consignados foram registradas em 2023, segundo o Procon de São Paulo. O número é 77% maior do que o registrado em 2022, que teve 235 reclamações. Nos dois anos, Biritiba Mirim foi a única cidade da região que não teve registros.
Mogi das Cruzes apresentou um aumento significativo nesse tipo de reclamação, indo de 49 em 2022 para 104 em 2023. O coordenador do Procon da cidade, Fernando Muniz, explica que os bancos e financeiras fazem uma captação predatória por meio de telemarketing para concretizar os empréstimos.
“Muitas vezes os aposentados e pensionistas nem sabem o que está acontecendo. Os atendentes mentem dizendo que essas pessoas têm algum valor de correção para receber, mas, na verdade, eles estão liberando um empréstimo. A pessoa que sofre o golpe só percebe isso depois que o dinheiro cai na conta”, explica Muniz.
O coordenador ressalta que é possível evitar esse tipo de situação fazendo o bloqueio da opção do empréstimo consignado por meio do app Meu INSS ou indo presencialmente a uma agência. Depois, caso precise do dinheiro, o aposentado ou pensionista pode voltar a liberar a opção.
Pedido de bloqueio da opção de empréstimo consignado pode ser feito em uma agência do INSS
Natan Lira/G1
Se algum golpe for efetivado, a recomendação de Muniz é para que a população busque pelo Procon, que funciona na sede da Prefeitura de Mogi. O órgão também pode ser acionado pelo telefone 151.
Veja o número de reclamações nas cidades do Alto Tietê:
Arujá
Em 2022: 40
Em 2023: 138
Motivos das reclamações: Cobrança por serviço/produto não contratado e cobrança indevida
Ferraz de Vasconcelos
Em 2022: 28
Em 2023: 50
Motivos das reclamações: Cobrança por serviço/produto não contratado e cobrança por serviço/produto não contratado
Guararema
Em 2022: 7
Em 2023: 5
Motivos das reclamações: Cobrança por serviço/produto não contratado e cobrança submetendo ofensa, constrangimento ou ameaça
Itaquaquecetuba
Em 2022: 39
Em 2023: 58
Motivos das reclamações: Cobrança por serviço/produto não contratado e cobrança indevida
Mogi das Cruzes
Em 2022: 49
Em 2023: 104
Motivos das reclamações: Cobrança indevida e cobrança em duplicidade/cobrança referente a pagamento já efetuado
Poá
Em 2022: 18
Em 2023: 26
Motivos das reclamações: Cobrança indevida e não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço
Salesópolis
Em 2022: 0
Em 2023: 3
Santa Isabel
Em 2022: 8
Em 2023: 11
Motivos das reclamações: Não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço e cálculo de juros, saldo devedor
Suzano
Em 2022: 46
Em 2023: 43
Motivos das reclamações: Dificuldade na renegociação/parcelamento de dívida e cartão não solicitado – envio ou cobrança
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