‘Janeiro Branco’: Saúde mental será tema de blitz educativa em São João da Barra nesta sexta

‘janeiro-branco’:-saude-mental-sera-tema-de-blitz-educativa-em-sao-joao-da-barra-nesta-sexta


Evento ocorrerá às 17h na Avenida Atlântica, em frente ao Polo Gastronômico de Grussaí. Blitz Educatica sobre Saúde Mental será na Avenida Atlântica, em Grussaí, em frente ao Polo Gastronômico de São João da Barra
Prefeitura de São João da Barra/Divulgação
Uma blitz educativa será realizada nesta sexta-feira (26) em São João da Barra, no Norte Fluminense, como parte da campanha “Janeiro Branco”, que levará aos moradores orientações sobre os cuidados com a saúde mental.
A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, vai ocorrer às 17h na Avenida Atlântica, em frente ao Polo Gastronômico de Grussaí. Por meio do evento, os participantes também recebem informações sobre hábitos saudáveis que ajudam a melhor a qualidade de vida.
No local haverá a distribuição de adesivos voltados para a campanha.
“A ideia é pensar janeiro como o momento de escrever uma nova história, priorizando o cuidado com a nossa saúde mental e, também, com os que convivem conosco”, explicou o subsecretário municipal de Saúde, Pedro Bastos.
Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Priscila Paes explica que “é preciso entender que cuidar da saúde mental perpassa o bem-estar físico por aprendermos a manejar situações de estresse e conflitos, além da importância de vivenciarmos momentos que favoreçam o fortalecimento de vínculos sociais e comunitários”.
A Prefeitura já abordou a saúde mental em outras ações ao longo do mês de janeiro, como palestras e rodas de conversa em unidades de saúde. Na próxima sexta-feira a roda de conversa será na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Açu, às 9h.
“É fundamental o município viabilizar ações como essas de cuidado, de autoconhecimento e de promoção de bem-estar emocional, principalmente depois de termos vivenciado a pandemia nos anos anteriores”, avaliou a coordenadora municipal de Saúde Mental, Vânia Maria.
De acordo com a coordenadora, somente em 2023 o município realizou 25.428 atendimentos com psicólogos e 25.932 com psiquiatras.
Atendimentos
Os atendimentos psicológicos e psiquiátricos são realizados no Ambulatório Ampliado (Rua Professor Aluízio Faria, nº 184, Centro) e Caps-1 (Rua Heloísa de Souza Machado, nº 15, Chatuba), ambos localizados na sede do município, e nas unidades de ESF de Barcelos, Grussaí, Mato Escuro, Açu, Campo de Areia, Atafona e Palacete.
Além dessas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Palacete presta atendimento psicológico.
“As demandas são feitas de forma espontânea ou por encaminhamento de médicos da rede, judicial, Conselho Tutelar, escolar, assistência social, entre outros”, explica o município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.