Direito criminal: especialista fala sobre tendências e desafios da carreira

direito-criminal:-especialista-fala-sobre-tendencias-e-desafios-da-carreira

direito-criminal:-especialista-fala-sobre-tendencias-e-desafios-da-carreira


Advogado santista destaca a importância da ética e da empatia na profissão, e compartilha insights valiosos para quem se interessa em ingressar na área Dr. Octavio Rolim, especialista em Direito Penal Criminal
Divulgação
“Ao sairmos dos bancos universitários e optarmos por seguir carreira na advocacia criminal, somos literalmente jogados aos leões”. A paráfrase foi feita pelo advogado Dr. Octavio Rolim, criminalista reconhecido na Baixada Santista. Originalmente, foi elaborada pelo Dr. Mario de Oliveira Filho, uma das grandes referências em Direito Criminal da atualidade e demonstra quão grande é o desafio de quem opta por esse caminho na área jurídica.
Segundo o Dr. Rolim, “os delegados contam com uma minuciosa preparação na Academia de Polícia; os juízes, na Escola da Magistratura; os promotores, na Escola Superior do Ministério Públicos; e os advogados contam com a sorte e amadurecimento adquirido única e exclusivamente através das mais árduas experiências ao longo da carreira”.
Ao relembrar sua trajetória, o profissional enfatiza a importância de adquirir o máximo de experiência possível em estágios com especialistas de destaque. Foi o que ele fez ao ingressar na equipe do Dr. Marcelo Cruz, renomado criminalista no Estado de São Paulo. “Atuar em casos de alta complexidade foi fundamental para o aprimoramento técnico e prático na advocacia criminal”, defende.
Equipe técnica do Dr. Rolim tem cinco advogados, com especialidades diferentes e complementares dentro do Direito Penal
Divulgação
Transição para a autonomia
O caminho orgânico para um profissional liberal bem-sucedido passa pela universidade, a experiência em equipes renomadas e, finalmente, pela abertura de um escritório independente. O início desse voo solo é repleto de desafios, como relembra o Dr. Octavio: “a escassez de clientes e colocação no mercado talvez tenham sido as mais preponderantes naquele momento”, conta.
Ele destaca a transição de advogado integrante de uma equipe para empresário lidando não apenas com a técnica, mas também com responsabilidades gerenciais e administrativas. Sua resposta para superar essa circunstância é ter “resiliência independente das adversidades, persistência e consistência naquilo que acreditamos que irá gerar resultados”.
Sobre as habilidades essenciais para advogados criminais iniciantes, ele vê a empatia como a principal. “Considero a empatia uma peça fundamental no exercício da nossa profissão. Lidamos com vidas, com a liberdade, com tristezas e angústias que devem ser absorvidas e mutadas em esperança (sempre pautados pela verdade e reais probabilidades, evidentemente). Isso irá fazer resplandecer a confiança, que deve ser mútua entre advogado e cliente, principal elo de ligação nessa relação. Afinal, muitas vezes somos os únicos que ainda se prestam, com sinceridade, a dar ouvidos àqueles que passam pelo amargo dissabor de figurar como réu em um processo penal”. Dr. Rolim pontua a verdadeira nobreza da advocacia, ao relembrar uma frase de Francesco Carnelutti: “A essência, a dificuldade, a nobreza da advocacia é esta: sentar-se sobre o último degrau, ao lado do acusado, quando todos o apontam. Postar-se ao lado do forte, sob às luzes do holofote é cômodo’’.
Na construção da reputação na área criminal, ele destaca a ética, a constante busca por aprimoramento técnico e pessoal, além de uma boa apresentação. Para evitar erros comuns, especialmente no início da carreira, Dr. Rolim alerta sobre a necessidade de respeitar o tempo de maturação na profissão e não flexibilizar o valor profissional por necessidades temporárias.
Se destacar na área criminal exige preparo para oportunidades, dedicação máxima nas demandas assumidas, bom networking e o uso eficaz das redes sociais em favor da advocacia. Ainda sobre cultivar bons relacionamentos no âmbito profissional, ele afirma: “Tenho para mim que todo lugar pode ser palco para um bom networking. Por isso, recomendo que o advogado se posicione sempre com autoridade e efetivamente como um profissional altamente capacitado, onde quer que esteja”.
Quanto às mudanças, inovações e tendências na profissão, Rolim destaca o avanço da Inteligência Artificial no campo penal, alertando aos novos advogados para manterem a atenção aos crimes virtuais e às novas modalidades, como os relacionados a produtos financeiros digitais e criptoativos. “Por mais tradicional que seja a Justiça Criminal e mais delicada a efetiva implementação da Inteligência Artificial em âmbito penal, a agilidade nos avanços tecnológicos nos levam a crer que a IA (já existente, ainda que de maneira tímida) ganhará força e cada vez mais espaço”, conclui.
SERVIÇO
Octávio Rolim Advogados Associados – OAB 428.811/SP
Escritório com Atuação Especializada na Área Criminal
Sede: Rua Carvalho de Mendonça, 189, Conjunto 41, Santos
Contato: (13) 98100-3375
Instagram: @dr.octaviorolim

Adicionar aos favoritos o Link permanente.