6.360 moradores já tomaram a vacina bivalente contra a Covid-19 em Paranaguá

No último dia 11 de maio, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atualizou o Vacinômetro, portal destinado à divulgação do número de imunizados contra a Covid-19 no município com as etapas vacinais disponíveis. Conforme a última atualização, até agora, 6.360 pessoas tomaram a vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19.

A vacinação com a dose bivalente foi iniciada em 21 de março em Paranaguá, inicialmente com grupos prioritários, sendo que desde 27 de abril, a Prefeitura autorizou a imunização com a vacina bivalente contra o Coronavírus para todas as pessoas acima de 18 anos, ampliando o número de grupos que podem tomar o imunizante. A medida seguiu normativa do Ministério da Saúde (MS) e recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

Primeira, segunda, terceira e quarta dose

Com relação à imunização com as doses monovalentes, conforme o Vacinômetro, até agora 23.482 pessoas receberam a quarta dose e 72.842 cidadãos tomaram a terceira dose contra a Covid-19. 

Até o último dia 11, 121.897 cidadãos completaram o esquema vacinal primário tomando duas doses contra o Coronavírus. O Vacinômetro ainda aponta que 134.949 moradores tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Paranaguá.

Imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Terminal Urbano e na UBS do CAIC (Arte: Prefeitura de Paranaguá)

Onde se vacinar

A Prefeitura prossegue realizando a imunização contra a Covid-19 com a vacina bivalente para pessoas com 18 anos ou mais idade. “É necessário que a pessoa tenha recebido ao menos duas doses da monovalente e um intervalo de quatro meses entre a última dose e a bivalente”, explica a assessoria.

De acordo com o município, a vacina está sendo disponibilizada na sala de atendimento no Terminal Urbano, no Centro, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do CAIC, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. “Reforçamos a necessidade de que todos completem o esquema vacinal com as doses primárias e de reforço no intervalo indicado para prevenir agravos da doença. Lembramos que o vírus continua circulante e a vacinação é a melhor forma de evitar esses sintomas agravados”, afirma a superintendente de Vigilância em Saúde, Marianne Gomes.

“Pessoas que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses monovalentes incompletos, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas de Covid-19 monovalentes”, ressalta o município.

Imunização contra a Gripe

Na terça-feira, 16, a Prefeitura passou também a oferecer a vacina contra a Gripe para todos os moradores de Paranaguá com idade a partir dos seis meses. “O Programa Nacional de Imunizações ampliou a oferta de vacinas para a população. A imunização ocorre nas unidades básicas de saúde e no Terminal Urbano, Centro de Paranaguá, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira”, finaliza a assessoria.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá/Secom

Adicionar aos favoritos o Link permanente.