Eleições nos EUA: começa a apuração de votos das primárias do Partido Republicano em New Hampshire

eleicoes-nos-eua:-comeca-a-apuracao-de-votos-das-primarias-do-partido-republicano-em-new-hampshire


Eleitores do Partido Republicano, dos Estados Unidos, escolhem quem será o candidato deles para a presidência do país nas eleições em novembro. Trump chega como favorito para as prévias republicanas de New Hampshire nesta terça (23)
Os votos nas primárias do Partido Republicano no estado de New Hampshire começaram a ser contados nesta terça-feira (23). Ainda há distritos onde as urnas ainda estão abertas, mas onde a votação foi encerrada já começou a contagem.
As primárias são o sistema pelo qual os eleitores dos partidos dos EUA escolhem quem será o seu candidato para a eleição para presidente, que acontece em novembro. O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o favorito. Agora, ele enfrenta apenas uma candidata com chances reais, a ex-embaixadora dos EUA na ONU Nikki Haley.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
No começo do dia, ela havia dito que que não iria desistir da corrida se perder a votação de New Hampshire para Trump.
Os eleitores de New Hampshire são considerados independentes e moderados, e por isso os analistas da política dos EUA diziam que essa etapa das primárias é uma das melhores chances de Haley.
Antes da votação em New Hampshire, Trump já havia vencido no estado de Iowa. Depois dessa votação, dois outros pré-candidatos deixaram a corrida.
Montagem mostra Donald Trump e Nikki Haley
Reuters
Pressão para Haley desistir
Mesmo antes da votação, os aliados do ex-presidente já estavam pressionando Haley a desistir. O próprio Trump disse que Halley deve fazer o que quiser, mas que os eleitores vão escolher ele.
Se as pesquisas se confirmarem, essa será a primeira vez que um pré-candidato do Partido Republicano vence as duas etapas iniciais da corrida pela nomeação do Partido Republicano, Iowa e New Hampshire. Esses dois estados são os primeiros a votar desde 1976.
Se Haley sair da corrida depois da votação, as primárias vão ser decididas muito antes da maioria dos eleitores do Partido Republicano votar. A próxima votação agendada é no estado da Carolina do Sul. Haley foi governadora lá por dois mandatos.
Em Iowa, Trump ficou em primeiro, Ron DeSantis, que já largou a corrida, em segundo, e Haley em terceiro.
Assessores de Haley dizem que ela fica
Na terça-feira, Betsy Ankney, a gerente de campanha de Haley, enviou um comunicado para doadores, apoiadores e jornalistas paradizer que era cedo demais para descartar o caminho dela para a frente, enquanto também diminuía as expectativas para New Hampshire.
“A classe política e a mídia querem dar uma coroação a Donald Trump. Dizem que a corrida acabou. Querem jogar as mãos para cima, depois de apenas 110 mil pessoas terem votado em um caucus em Iowa, e dizer, bem, acho que é o Trump. Isso não é como funciona”, afirmou ela.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.