Sisu: candidatos reclamam que, mesmo com nota suficiente para a primeira opção de curso, são alocados na segunda

Estudantes usam a nota do Enem para disputar uma das 264 mil vagas das instituições públicas participantes. Inscrição vai até quinta. Procurado, MEC ainda não se manifestou. Candidatos que tentam uma vaga em uma universidade pública pelo Sisu 2024 têm relatado nas redes sociais que, nesta terça-feira (23), primeiro dia de classificação, tiveram a primeira opção de curso escolhida desconsiderada mesmo com nota suficiente para passar. Eles teriam sido temporariamente classificados para a segunda opção.
Candidato fica confuso com classificação no Sisu.
Reprodução/Redes sociais
O g1 procurou o Ministério da Educação (MEC) para saber o motivo disso estar acontecendo, mas não havia recebido retorno até a última atualização desta reportagem.
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada abriram na segunda-feira (22) e vão até quinta-feira (25).
Como funciona a inscrição: Os estudantes se inscrevem usando a nota do Enem 2023. Pelo sistema, ele deve selecionar até duas opções de curso ou universidade – são cerca de 264 mil vagas.
A primeira é na qual ele mais tem interesse. Todo dia, à 0h, durante o prazo de inscrição, o MEC divulga as notas de corte parciais para cada curso – que variam conforme a pontuação dos inscritos até aquele momento.
Se a nota do candidato não for suficiente, o sistema automaticamente avalia a segunda opção. O estudante, então, pode acompanhar se conseguiu se classificar ou não – e, neste caso, decidir se tenta outra vaga.
As opções podem ser alteradas quantas vezes o candidato quiser dentro do período de inscrição. Valerão as que estiverem marcadas no sistema às 23h59 do dia 25, quando o prazo se encerra.
No entanto, há relatos de candidatos que, mesmo com nota no Enem acima da nota de corte da primeira opção de curso, receberam a mensagem: “Sua posição não foi considerada, pois você estava temporariamente classificado em sua segunda opção”.
Candidato questiona classificação no Sisu.
Reprodução/Redes sociais
5 cuidados para tomar ao se inscrever no Sisu
d o
Novidades do Sisu 2024
O programa neste ano tem duas mudanças importantes:
Haverá apenas uma edição em 2024: só agora em janeiro. Não haverá mais o processo seletivo que era realizado no meio do ano.
Além disso, as regras para a adesão por meio de cotas também mudaram (veja mais abaixo).
A seguir, confira os detalhes do Sisu:
Datas do Sisu
Pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada terá uma edição única. Com isso, a seleção de candidatos para o segundo semestre letivo de 2024 vai acontecer nas mesmas datas da seleção para o primeiro semestre.
Portanto, para todos que quiserem se candidatar a vagas em universidades públicas pelo Sisu neste ano, o cronograma será o seguinte:
Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024
Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade
Quem está apto a participar? Alunos que tenham feito o Enem 2023 e tirado nota acima de zero na redação. Treineiros não serão aceitos.
Posso escolher em qual semestre vou entrar na faculdade? Não. Caberá à universidade, por meio da ordem da lista de classificação de candidatos, selecionar quem estudará em cada semestre.
Mudança nas cotas
O Sisu oferece vagas via Lei de Cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Mas, neste ano, foram anunciadas algumas mudanças para a candidatura a essas vagas:
Todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas de ampla concorrência.
Caso não alcancem as notas nesta modalidade e façam parte de algum dos grupos de cotas (os critérios são de raça e de renda), aí, sim, entrarão na disputa pelo benefício.
Com isso, se uma pessoa autodeclarada preta, por exemplo, tirar uma nota mais alta que a exigida na ampla concorrência, será aprovada na “lista geral” e não tirará a vaga de um cotista com desempenho mais baixo.
Até o Sisu 2023, quem tinha direito às cotas já participava, desde o início, de uma classificação à parte, separada da ampla concorrência.
Total de vagas do Sisu
Neste ano, o Sisu contará com 264.181 vagas, distribuídas entre 6.827 cursos de 127 instituições de educação superior. Inicialmente, o MEC havia informado que seriam 264.360 vagas, mas a informação foi corrigida em 22 de janeiro.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a lista com 9.240 vagas.
Quantitativo de vagas por instituição
Prouni 2024: edital é divulgado com datas de inscrição| em G1 / Educação
Vídeos
Em 2024, SISU terá apenas uma edição
o
Adicionar aos favoritos o Link permanente.