Ciep recebe palestras sobre violência sexual infantojuvenil

ciep-recebe-palestras-sobre-violencia-sexual-infantojuvenil

Seguindo a programação da Semana de Combate à Violência Sexual Infantojuvenil, o Comitê Intersetorial Municipal de Enfrentamento à Violência Infantojuvenil realizou, nesta terça-feira, 16, duas palestras no Colégio Estadual Ivo Buhler (CIEP) sobre o tema com alunos de 7º ao 9º ano.

Guilherme Manica, psicólogo atuante no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Sandra Moraes, também integrante do Comitê abordaram sobre o ciclo de violência, que é quando o criminoso comete o abuso, a vítima não conta para ninguém e então o indivíduo se sente a vontade para continuar com os abusos que podem durar por tempo indeterminado. Muitas vítimas acabam escondendo o ocorrido por diversos fatores, mas, principalmente, por medo das reações do agressor e da família, que pode não acreditar no fato quando o abusador é alguém próximo, por exemplo.

O intuito com as explicações é mostrar para as crianças, pré adolescentes e adolescentes que eles precisam estar atentos aos sinais para saberem identificar quando alguma ação se torna um abuso. “Vocês precisam conhecer o assunto para saber dizer não, denunciar e acabar com o ciclo de violência”, enfatiza Guilherme.

Guilherme e Sandra encenaram momento de conversa entre uma vítima e um amigo

Os profissionais também abordaram sobre os relacionamentos que começam a surgir com a chegada da pré adolescência. Guilherme relembrou que o envolvimento de uma pessoa menor de 14 anos, mesmo que com consentimento, com um maior do que esta idade é crime nomeado estupro de vulnerável. “Não importa se o menor queria ou se a família deixou. A justiça vê que este menor não tem condições psicológicas de escolher isto ainda”, explica.

Ainda, alertaram os estudantes sobre abusos dentro de um relacionamento. É importante que saibam que mesmo em um namoro consolidado, relações, beijos e semelhantes devem ocorrer apenas quando há consentimento e desejo de ambas as partes. “Não se desagradem para agradar o outro, porque assim vocês vão se deprimir por fazer algo que não estão realmente com vontade. Conversa, fala que não está afim”, aconselha o psicólogo.

Confira a programação completa
17/05: 10h30min e 15h30min – Ação de prevenção na Praça Rui Barbosa
18/05: 9h e 11h30min: Painel reflexivo sobre a violência, na Câmara de Vereadores
20h – Entrevista na TV Mon
19/05: 9h – Entrevista na Rádio América
20h – Entrevista Rádio Montenegro

O post Ciep recebe palestras sobre violência sexual infantojuvenil apareceu primeiro em Jornal Ibiá.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.