Gboard | Teclado do Google pode ter digitação por voz automática

gboard-|-teclado-do-google-pode-ter-digitacao-por-voz-automatica

Gboard | Teclado do Google pode ter digitação por voz automáticaFelipe Demartini

Quem usa a digitação por voz no Gboard, o teclado oficial do Google, pode receber em breve uma maneira mais fácil de fazer isso. A empresa trabalha em um recurso que ativa o modo ditado sem necessidade de pressionar nenhum botão, assim que o recurso aparece na tela para ser usado.

  • Chega de teclado! Veja 4 apps de digitação por voz
  • 5 funções pouco conhecidas do Gboard que você precisa conhecer

A ideia aparece entre os códigos da versão mais recente do Gboard, liberada nesta semana na Google Play Store. A atualização 13.8 do teclado do Google traz o que a empresa chamada de “digitação por voz fácil”, em tradução livre, que ativa o microfone para uso do recurso de forma automática.

Enquanto as bases da função já aparecem no app, ela ainda não está disponível, mesmo para quem optou por receber as atualizações em fase de testes. De acordo com o site 9to5Google, quando ativa, será possível ativar ou desligar o recurso nas configurações do Gboard.

– Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/ –

A novidade ainda estaria ligada a outras mudanças de interface que o Google vem fazendo nos últimos tempos. Em uma atualização recente para tablets da linha Pixel, por exemplo, o teclado passou a desaparecer quando a digitação por voz é ativada, a partir do botão do microfone na parte inferior da tela.

E a privacidade, como fica?

Estamos falando de um recurso que se encontra em estágio Beta e, sendo assim, não tem nem mesmo garantia de se transformar em algo real. Por outro lado, não dá para não imaginar as implicações de um sistema que ativa o microfone automaticamente a cada abertura do teclado.

Entre ouvir o que não devia e o som ambiente efetivamente atrapalhar na detecção da digitação por voz, entra também a preocupação com a privacidade. Os dados são enviados aos servidores do Google para processamento, enquanto o recurso não poderia, pelo menos em teoria, ser ativado por padrão, com o usuário recebendo um alerta sobre a possibilidade de ativar a função.

A empresa não comentou sobre o assunto, já que a função foi descoberta de forma preliminar. Não dá para saber, ainda, se ela efetivamente será aplicada aos celulares Android no futuro — mas sua aparição nos códigos indica pelo menos um desenvolvimento avançado.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Uno de volta? Versão elétrica do ícone chega em 2024
  • Ultron confirma qual dos Vingadores é realmente o mais forte
  • Trocar trabalho humano por IA não traz benefício econômico, diz estudo
  • Pobres Criaturas | Conheça o bizarro e aclamado filme com Emma Stone
  • Ouça a “canção dos diamantes” surgindo em erupções vulcânicas
  • Anomalia Magnética que atinge o Brasil está no planeta há milhões de anos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.