IPVA 2024: Entenda como golpistas podem roubar seus dados bancários

ipva-2024:-entenda-como-golpistas-podem-roubar-seus-dados-bancarios

Não realizar o pagamento do IPVA pode impedir o licenciamento do veículoDivulgação

Toda virada de ano traz uma carga de impostos que precisam ser pagos nos primeiros meses. Criminosos se aproveitam desses tributos para tentar aplicar golpes, portanto, vale a pena se informar para não se tornar uma vítima.

Sites falsos

Esse tipo de golpe não é novo, mas os golpistas desenvolvem cada vez mais técnicas para ludibriar a população. Esses portais utilizam a mesma linguagem visual do site oficial do departamento de trânsito ou da Secretaria de Fazenda do Estado. A de São Paulo, por exemplo, já encontrou ao menos três sites deste tipo.

De acordo com Adalberto Da Pieve, CMO da Zapay, uma plataforma especializada em parcelamento de tributos, existem formas para os contribuintes checarem se o site é oficial.

“Opte sempre por digitar, no próprio navegador da internet, o endereço do site que deseja acessar, e assim terá a certeza de que estará acessando o site oficial”, alerta Adalberto.

Vale também checar os dados bancários do recebedor. Em São Paulo, por exemplo, a Secretaria de Fazenda exibe em seu site alertas para evitar golpes e recomenda que o contribuinte não utilize QR Code recebido por e-mail, SMS, carta, ou demais formas de comunicação. Para realizar pagamentos em QR code, a instrução é utilizar o site oficial da SEFAZ. Além disso, checar se o destinatário do pagamento será a Secretaria de Fazenda, que neste caso tem o CNPJ: 46.377.222/0003-90 e conta no Banco do Brasil.

Golpistas podem tentar fazer suas vítimas através de links, QR code, boletos falsos por e-mail, mensagem de texto, de whatsapp e até mesmo carta. Para “facilitar” o pagamento, os golpistas solicitam os dados bancários da vítima. Entretanto, os departamentos de trânsito ou secretarias de fazenda não fazem este tipo de contato.

“É preciso desconfiar sempre que receber boletos de um remetente desconhecido ou se for contatado por alguém afirmando ser um funcionário do governo ou do departamento de trânsito. Se você suspeitar de qualquer coisa, não envie dinheiro ou forneça informações pessoais e, em vez disso, entre em contato com o departamento de trânsito ou o governo local para verificar a veracidade da solicitação”, comenta o especialista da Zapay.

Ofertas de descontos Em alguns casos, os golpistas oferecem “cupons de desconto” no pagamento do IPVA, o que não existe. O IPVA pode sim ser pago com desconto, mas cada Estado possui uma tabela específica.

Os Detrans e as Secretarias de Fazenda permitem parcelar o imposto em até três ou quatro vezes, dependendo do Estado. Instituições financeiras como a Zapay, que é credenciada à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), são autorizadas a atuar no segmento de parcelamento de débitos e permitem que o IPVA seja pago em até 12 vezes no cartão de crédito.

Entretanto, a recomendação segue sendo a mesma. Ao receber e-mail, contato por mensagem, ou ligação dessas instituições, desconfie. Só utilize os serviços se for no site oficial.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.