Escritora norte-mineira Amelina Chaves morre aos 92 anos

escritora-norte-mineira-amelina-chaves-morre-aos-92-anos


Amelina estava internada na Santa Casa de Montes Claros há uma semana após sofrer um AVC e faleceu por volta de 23h30 dessa segunda-feira (22). Amelina Chaves escreveu cerca de 36 livros
Andrey Librelon/Unimontes
Morreu aos 92 anos a escritora norte-mineira, Amelina Chaves. Segundo informações repassadas pela família ao g1, ela estava internada na Santa Casa de Montes Claros há uma semana após sofrer um AVC e faleceu por volta de 23h30 dessa segunda-feira (22).
Nascida na zona rural de Francisco Sá, Amelina era apaixonada pela literatura e lançou cerca de 36 livros. Ela fazia parte da Academia Montes-Clarense de Letras e da Academia Femina de Letras de Montes Claros.
Em 2019, a escritora recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Unimontes, pelo seu trabalho de valorização da cultura regional, abordada em várias obras.
Amelina deixa 10 filhos, 38 netos e 34 bisnetos. O corpo dela deve ser velado a partir das 9h na Secretaria Municipal de Cultura. O horário do enterro ainda não foi definido.
Entrevista no MG1
VÍDEO: Amelina Chaves participa de entrevista no MG1
Durante uma participação no MG1, da Inter TV Grande Minas, em abril de 2019, Amelina falou sobre o início na literatura. “O primeiro livro foi um milagre na minha vida, foi o primeiro sonho realizado. Onde, eu me despontei com toda garra em ser escritora”, contou a escritora ao falar sobre a obra ‘Diário de um marginal’. (Releembre acima)
Ela destacou também que teve uma infância simples, mas sempre ligada à leitura.
“Era uma vila pobre anexo a Capitão Enéas. Tive uma vida simples, mas muito ligada a literatura, porque minha mãe era professora. Eu desde criança li Monteiro Lobato e falei ‘vou ser escritora’ e escrevi vários livros infantis. O primeiro foi esse ‘O menino que sonhava com as estrelas’.
“Eu acredito que a leitura é o caminho, a maior faculdade, porque desenvolve em todos os aspectos culturais. É um universo a leitura, só cresce lendo”, disse.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.