Lula diz que LAI foi “estuprada” e governo recupera “essa criança”

lula-diz-que-lai-foi-“estuprada”-e-governo-recupera-“essa-crianca”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neta 3ª feira (16.mai.2023) que a Lei de Acesso à Informação foi “estuprada” por seus antecessores na Presidência da República em razão de maus usos da norma. O chefe do Executivo afirmou que a atualização da lei e de decretos que a regulamentam recupera “essa criança”.

Lula usou a analogia ao citar o Dia Internacional de Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes. O presidente, no entanto, errou a data. Ele afirmou que a data é celebrada nesta 3ª feira, mas, na verdade, é comemorada em 18 de maio.

Formulário de cadastro

“Eu não poderia faltar nesse dia de hoje em um ato que a gente veio reforçar e defender uma criança de 11 anos, que é a LAI, que foi estuprada há pouco tempo atrás, e que nós estamos hoje recuperando para que o povo brasileiro veja essa criança se transformar em adulto e viver para o resto da vida exigindo que esse país seja cada vez mais sério no trato da coisa pública”, disse Lula.

Ele participou da abertura do seminário “Transparência e Acesso à Informação: desafios para uma nova década” realizado pela CGU (Controladoria Geral da União). O presidente leu o discurso por escrito, o que não é usual, durante o evento. Mas o trecho em que comparou o uso da lei a um estupro não está na versão divulgada pela assessoria da Presidência. Leia aqui a íntegra do discurso divulgado.

Sem citar o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula afirmou que o governo anterior tentou “sonegar informações” sobre a pandemia da covid-19, o que obrigou a sociedade civil a se organizar para buscar as informações públicas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.