Saiba onde e como doar para famílias que perderam casas em incêndio no ‘Bairro do Céu’, em Manaus; confira os postos

Mais de 110 famílias, totalizando 303 pessoas, ficaram desabrigadas e a maioria perdeu todos os bens após o incêndio. Autônoma Lenice Arcanjo e familiares receberam doações de roupas após perderem casa e pertences em incêndio que destruiu comunidade em Manaus.
Patrick Marques/g1 AM
Três postos foram disponibilizados para arrecadação de doações de roupas, alimentos e itens de higiene para vítimas do incêndio do incêndio que destruiu mais de 30 casas comunidade Bairro do Céu, no Centro, Zona Sul de Manaus, no sábado (20). Mais de 110 famílias, totalizando 303 pessoas, ficaram desabrigadas e a maioria perdeu todos os bens. Veja os postos abaixo.
Conforme informações de moradores repassadas à equipe da Rede Amazônica, o incêndio começou após um curto-circuito em uma residência. O fogo se alastrou rapidamente para outras casas da comunidade que possuíam uma estrutura de madeira.
De acordo com a prefeitura, 113 famílias, totalizando 303 pessoas, ficaram desabrigadas e a maioria perdeu todos os bens. Eles foram encaminhados para um acolhimento provisório que foi montado na Escola Municipal Dr. Sergio Alfredo Pessoa Figueiredo, na Rua Walter Rayol, bairro Presidente Vargas, Zona Sul de Manaus, onde recebem doações.
Confira os locais para fazer doações:
Escola Municipal Dr. Sergio Alfredo Pessoa Figueiredo, localizada na rua Walter Rayol, 331 – Presidente Vargas – das 8h às 17h.
Prédio do Auxílio Funeral da Prefeitura, 24h por dia – Avenida Ayrão – Centro.
Galpão da escola de Samba Aparecida – Avenida Ramos Ferreira, 82 – Aparecida.
LEIA TAMBÉM:
Incêndio destrói mais de 30 casas em comunidade na Zona Sul de Manaus, diz Corpo de Bombeiros
Comunidade tinha rede de energia clandestina, afirma concessionária
Polícia Civil investiga se incêndio que destruiu mais de 30 casas foi acidental ou criminoso em Manaus
O incêndio
A comunidade fica localizada em uma área de difícil acesso. As equipes do Corpo de Bombeiros levaram mais tempo para conseguir passar toda a sua estrutura de combate às chamas.
Ao todo, 12 viaturas do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para combater o fogo. As equipes acessaram a área por becos e montaram as linhas de mangueira de combate a incêndio fazendo um cerco no local atingido pelo fogo. Após o controle do incêndio, foi realizado o rescaldo.
Mais de 30 casas são destruídas por incêndio na Comunidade do Céu, em Manaus
A Defesa Civil do município foi acionada para levantar os dados de famílias atingidas e adotar as medidas cabíveis. Mais de 30 casas foram destruídas durante o incêndio no local.
Segundo a empresa, a rede elétrica foi construída pelos próprios moradores e apresentava alto risco de acidentes.
Moradores lamentam perdas
“Só sobraram as cinzas”. Foi como a autônoma Lenice Arcanjo descreveu o local onde antes era a comunidade Bairro do Céu, destruída pelo incêndio. Na manhã deste domingo (21), apenas alguns pertences dos moradores podiam ser vistos queimados onde o sinistro aconteceu.
No início do dia, Lenice deixava a comunidade junto de outros familiares, após ter perdido a casa e todos os seus pertences durante o incêndio, que atingiu o local no sábado (20). A única coisa que levava era uma sacola de roupas, que recebeu de doações de moradores das proximidades.
Comunidade foi destruída por incêndio em Manaus.
Patrick Marques/g1 AM
“Foi desesperador. Você ver que o que você construiu, se acabou. Só sobraram as cinzas. A sua luta, o seu suor. Sobrou só a roupa do meu corpo. O resto, eu perdi tudo. Não só eu, mas todos os vizinhos. Estão todos só com a roupa do corpo, contou Lenice.
Uma outra moradora da área, que preferiu não se identificar, contou que enquanto muitos moradores retiravam os pertences que podiam, outras pessoas se aproveitaram para saquear objetos durante o incêndio.
“Uma colega minha trabalhava vendendo mingau, ela tinha tudo e perdeu tudo. O pouco que ela conseguiu salvar, quando chegou lá em cima, lá o povo saqueou. Era uma situação que apareceu aproveitadores, a gente passar por uma situação dessa e apareceu pessoas para se aproveitar”, lamentou a moradora.
Moradores de comunidade destruída por incêndio em Manaus lamentam perdas.
Patrick Marques/g1 AM
Um grupo de moradores contou ao g1 que suspeitam que o incêndio começou em uma das casas, onde só estavam crianças. Uma delas estaria cozinhando em um fogão elétrico, quando as chamas começaram.
Segundo a Polícia Civil, a perícia do Instituto de Criminalística (IC), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), foi acionada para fazer analisar o que causou o incêndio. As investigações vão ser feitas pelo 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.