Casos de dengue em Sorocaba aumentam mais de 200% em um mês

casos-de-dengue-em-sorocaba-aumentam-mais-de-200%-em-um-mes

casos-de-dengue-em-sorocaba-aumentam-mais-de-200%-em-um-mes


Conforme apurado pela TV TEM, no dia 13 de abril, a cidade tinha 807 confirmações. De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado na quinta-feira (11), já são 2.890 registros. Casos confirmados de dengue este ano em Sorocaba (SP) já ultrapassaram todo o ano passado
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
Sorocaba (SP) registrou um aumento de mais de 200% nos casos de dengue em um mês. Conforme apurado pela TV TEM, no dia 13 de abril, a cidade tinha 807 confirmações. De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado na quinta-feira (11), já são 2.890 registros.
A cidade confirmou uma morte pela doença em 13 de abril. Em todo o ano de 2022, foram registrados 1.101 casos da doença.
De acordo com a prefeitura, de janeiro a abril de 2023, foram feitos 14,5 mil testes no laboratório municipal. Neste intervalo, também houve um aumento significativo no número de testagens.
Conforme apurado pela TV TEM, em março, o laboratório contabilizou 4.511 testes. Já em abril, foram 8.127.
Sorocaba registra mais de 300 casos de dengue em uma semana
Os testes são feitos em pessoas que procuram as unidades de saúde com sintomas da dengue. A amostra coletada do paciente com sintomas é encaminhada para o laboratório municipal, que é o único que faz as testagens.
O resultado dos exames sai entre 24 e 48 horas após a coleta. Em caso de óbito, a amostra é encaminhada para o Laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo, que atesta se a morte foi por causa da doença. 
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o período de maior transmissão da dengue começa no final da primavera e vai até o início do outono, quando as condições climáticas são mais favoráveis à proliferação do mosquito. No inverno, a tendência é de diminuição de casos. 
Ações de combate em Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba informou que, a partir dos resultados dos testes, é possível planejar as ações de combate aos focos dos mosquitos transmissores.
De acordo com o governo municipal, são realizadas diversas ações preventivas e de combate no município, como as visitas às casas, para verificar possíveis casos da doença, orientações sobre sintomas e de prevenção à doença, além da retirada de objetos que podem servir de criadouros do mosquito.
Outra ação adotada pela prefeitura é a nebulização de áreas, o que ajuda a eliminar as formas adultas do mosquito vetor, possivelmente infectadas com o vírus.
Denúncias de possíveis criadouros podem ser feitas por meio do canal 156, pelo site da prefeitura ou, ainda, em uma das Casas do Cidadão. Também é possível registrar a denúncia pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município, através do número (15) 99129-2426.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.