Arquiteta dá dicas para tornar um imóvel mais sustentável

arquiteta-da-dicas-para-tornar-um-imovel-mais-sustentavel


Segundo a arquiteta Larissa Maria Braga, de Olímpia (SP), este tipo de projeto está em alta, contribui com a preservação do meio ambiente e garante a economia financeira. Casa posicionada em direção ao sol
Larissa Maria Braga/Arquivo pessoal
Na arquitetura, os projetos sustentáveis estão em alta. Além de contribuírem com a preservação do meio ambiente, garantem a economia financeira.
A arquiteta Larissa Maria Braga, de Olímpia (SP), garante que é até possível construir uma casa totalmente sustentável e a procura por esta tendência deve-se principalmente pela criação de selos nacionais e internacionais. Porém, é necessário seguir regras para este tipo de construção.
“Um exemplo da minha cidade é que, quando você inicia um projeto, precisa colocar uma árvore pelo menos na calçada. Essas são medidas para trazer cada vez mais a sustentabilidade”, explica.
Durante a construção de uma casa, é fundamental que a arquitetura se baseie no sol, favorecendo a economia de energia elétrica da residência.
“A gente precisa se basear no sol para saber onde ele nasce e onde ele se põe. Então uma casa é bem localizada em um terreno quando temos quartos voltados para o sol da manhã e outros ambientes voltados para o sol da tarde.”
“Se colocar os quartos para o sol da tarde, durante a noite, na hora de dormir, ele está muito quente. Então você vai ligar o ventilador ou ar-condicionado e gastar muito mais energia. Com o sol da manhã, durante a noite o ambiente vai estar muito mais fresco”, conta.
Arquiteta de Olímpia (SP) dá dicas para tornar casa mais sustentável
Larissa Maria Braga/Arquivo pessoal
Esta medida torna a casa mais agradável e diminui o consumo de energia elétrica. Utilizar equipamentos como as placas solares também garantem a redução deste consumo.
“É um investimento caro no início, mas com o tempo este custo-benefício retorna ao cliente.”
Trocas sustentáveis
Segundo a arquiteta, os eletrodomésticos novos economizam mais energia e o ideal é optar por lâmpadas de LED.
“Se possível, para tornar a casa mais sustentável, é indicado priorizar aparelhos eletrodomésticos novos e com a linha A. Já o LED possui uma infinidade de cores que podem ser utilizadas e vale muito a pena fazer a troca”, diz.
Também é preciso ficar atento aos encanamentos e torneiras quebrados e, assim, evitar o desperdício de água. Utilizar aspersores em torneiras também ajudam na economia.
Arquiteta de Olímpia (SP) dá dicas para tornar casa mais sustentável
Larissa Maria Braga/Arquivo pessoal
Com relação aos resíduos de uma residência, o ideal é fazer a separação do material, utilizando também composteiras domésticas.
“Separe o lixo reciclável, se possível tenha uma uma composteira ou até mesmo uma horta, vale a pena. Eu sei que não é todo mundo que tem essa cultura, mas é algo muito interessante, além de aproveitar ao máximo a luz solar em um projeto”, afirma.
Arquiteta Larissa Maria Braga, moradora de Olímpia (SP)
Larissa Maria Braga/Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.