‘Boneco da morte’ manda recado a motoristas sobre risco de acidentes no trânsito em Jaboticabal, SP

Figura sombria segurando cartaz “Bebeu e dirigiu? Vem comigo” chama a atenção sobre responsabilidade ao dirigir. Cidade teve 97 acidentes com duas mortes de janeiro a março. Boneco da Morte é destaque em campanha no trânsito de Jaboticabal
Ao invés de uma mascote fofa para conscientizar motoristas e motociclistas sobre os riscos de acidentes no trânsito, a Prefeitura de Jaboticabal (SP) colocou nas ruas uma figura sombria que tem chamado muita atenção. Desde o início de maio, quem circula pelas vias se depara com o ‘boneco da morte’ que manda recados: “Bebeu e dirigiu? Vem comigo” e “Use celular ao volante – eu sou a morte”.
O auxiliar de corretor de imóveis Victor Borsatto estranhou, mas achou a ideia válida e aproveitou para equipar a moto com uma das antenas de proteção que estão sendo distribuídas para os motociclistas.
“A primeira vez que eu vi, eu assustei. Mas eu acho bem importante também, porque aí a pessoa repara, para pra ler e fica pensando nisso. É o choque, ensina bastante”, diz.
Jaboticabal usa boneco da Morte para conscientizar motoristas no trânsito
Reprodução/EPTV
A inciativa faz parte da campanha ‘Maio Amarelo’, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária com o objetivo de diminuir os acidentes em todo o país.
Segundo o Infosiga, no primeiro trimestre de 2023, foram 97 acidentes de trânsito com duas mortes em Jaboticabal. De acordo com José Reinaldo Meciano, que atua no Departamento Municipal de Trânsito, os números preocupam. Por isso, a prefeitura resolveu apelar para falar direto com a população sobre o assunto sério.
“A ideia dessa ‘morte no trânsito’ é causar um impacto no motorista, chamar a atenção dele para o risco de acidentes. É uma forma diferente de fazer campanhas educativas. A bebida e a direção são uma combinação muito perigosa.”
Boneco da ‘Morte’ alerta motoristas sobre perigos no trânsito em Jaboticabal, SP
Reprodução/EPTV
Ainda que a meta de zerar o número de acidentes esteja distante, Meciano diz que o importante é continuar fazendo o possível para atingi-la.
“Nenhum dado é aceitável. O que a gente vem fazendo é intensificando as campanhas educativas e a fiscalização para diminuir esses números de acidentes de trânsito. Mas o ideal é que não tenha nenhuma morte e que ninguém se envolva em acidentes”, afirma.
Infrações no trânsito
A falta do cinto de segurança e a utilização de celular por condutores são as infrações mais comuns em Jaboticabal, de acordo com Departamento Municipal de Trânsito.
Meciano diz que cerca de 90% dos acidentes estão ligados à imprudência, sendo que os motociclistas estão envolvidos na maioria das ocorrências.
“Por ser um veículo mais frágil e também um veículo que acaba propiciando maior agilidade e mobilidade no trânsito, estão mais sujeitos aos acidentes.”
Jaboticabal usa boneco da Morte para conscientizar motoristas no trânsito
Reprodução/EPTV
Prudência
Professor aposentado, o motociclista Carlos Roberto Pereira diz que nunca se envolveu em um acidente de trânsito e pretende continuar com a conta zerada baseado na prudência. Pereira diz que teme principalmente pelo risco das linhas de pipas com cerol e instalou uma antena na moto.
“Agora, entrando as férias, com as crianças nas ruas, é complicado. É uma prevenção, uma excelente ideia o que estão fazendo aqui. Ando muito ligado nisso [cerol], ando devagar, não sou uma pessoa afobada no trânsito. Sempre vou olhando, até pra cima”, afirma.
Além do boneco da morte, a prefeitura tem feito ações com estudantes para lembrar que o trânsito é responsabilidade de todos.
“Nós temos visitado as escolas levando panfletos educativos para as crianças, estamos entregando algumas antenas de pipa, alguns folhetos educativos voltados para os motociclistas que também são um público alvo de muitos acidentes de trânsito”, explica Meciano.
Motociclistas são orientados e recebem antena de proteção em Jaboticabal, SP
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.