LANDAPP: Aplicativo Quer Tornar Construção Civil Mais Sustentável

landapp: aplicativo-quer-tornar-construcao-civil-mais-sustentavel

Plataforma fundada em 2020 que até o momento faturou mais de 30 milhões e já livrou dos aterros mais de 130.000m³ toneladas de resíduos provenientes da construção civil e quer chegar ao fim do ano com mais de 250.000m³ de resíduos

Transformar a construção civil em um segmento tech e mais sustentável pode parecer ousado, mas essa é a proposta da startup LandApp, que oferece uma solução que conecta todos os atores da construção civil para promover eficiência de recursos e logística reversa de resíduos.

Fundada em 2020, a startup faturou em 2022 R$14 milhões e planeja com 1.000 caminhões ativos, solucionar os resíduos de cerca de 2.500 obras por ano, até 2025.

Como funciona?

Por meio de um ecossistema completo de logística da construção aliado a tecnologia de ponta, a LandApp permite que o cliente solicite e acompanhe o transporte de materiais e resíduos da sua obra de forma segura e confiável. 

Após o cadastro da obra, com volume e tipo de material a ser transportado, ele faz o planejamento logístico com apenas alguns cliques, enquanto a LandApp conecta o número ideal de transportadores autônomos com parceiros – como terraplenagem, aluguel de maquinário, pedreiras, jazidas, aterros e recicladores – para o envio ou recebimento dos produtos a serem tratados de forma correta.  

Com a opção Aterro Zero LandApp, também é possível compartilhar materiais entre obras, o que reduz as distâncias percorridas pelos caminhões e, como consequência, diminui os custos e as emissões de CO2.

“Nascemos com o propósito de revolucionar o transporte de materiais e resíduos da construção civil promovendo a sustentabilidade, com reutilização e reciclagem de materiais e resíduos e redução de impacto. Além disso, temos como missão desenvolver a classe de caminhoneiros autônomos, com profissionalização, oferecendo benefícios para melhorar o dia a dia da categoria”, afirma Matheus Protti, fundador da LandApp.

As viagens dos caminhoneiros ainda são monitoradas em tempo real por meio de geolocalização, o que permite o atendimento de vários segmentos e regiões simultaneamente, o acompanhamento da produtividade e a verificação da evolução do projeto. Assim, a startup simplifica processos, promove governança e transparência, além de impactar no preço de operação de todo o fluxo de materiais e resíduos da construção civil.

Para os caminhoneiros, a LandApp disponibiliza um aplicativo mobile que permite a gestão das obras em que desejam trabalhar a um toque, com controle de agenda, ganhos e viagens realizadas, além de parcerias e descontos exclusivos. 

Hoje, a LandApp possui mais de 660 caminhoneiros autônomos cadastrados no aplicativo, regularizados para destinação e fornecimento de materiais. Nos três anos de operação já faturamos mais de 30 milhões de reais e fechamos 2022 com um crescimento de 110% comparado a 2021;

A ferramenta permite planejamento, gestão dos dados, monitoramento em tempo real, governança e transparência, com histórico de dados e documentações para auditorias e gestão, incluindo emissão automática de certificados da prefeitura para o transporte de resíduos, além de soluções de logística eficientes para promover a produtividade e sustentabilidade.

Solução presente na estrada e em toda a jornada

Para os caminhoneiros desenvolvemos um aplicativo mobile, no qual ele pode agendar suas viagens e gerir todos os seus resultados, além de acessar benefícios exclusivos. Solucionamos o transporte de materiais e resíduos com o propósito de promover a sustentabilidade usando algumas medidas como:

– Inventário de carbono da operação logística da obra – mensurar é o primeiro passo para a solução;

– Revolucionando o setor: a LandApp lança agora o CARBONO ZERO em todas as viagens realizadas na plataforma, de janeiro de 2023 até o momento a startup neutralizou 92,6 toneladas de CO², através de créditos de carbono destinados a energia renovável.     

– Parceria com recicladoras, como a UVR Grajaú que hoje é a maior unidade de valorização de resíduos da América Latina; 

– Aterro Zero LandApp – Conectando e partilhando resíduos de qualidade entre obras, reaproveitamento dos materiais, até o momento tivemos 140 obras conectadas e130.000m³ de materiais reutilizados;

– Otimização logística para redução das distâncias a serem percorridas e consequentemente da emissão de CO2 no transporte – conseguimos reduzir cerca de 1063134 kms e 744,19 toneladas de CO² reduzidas – o equivalente a 5.209 árvores compensadas;

– Relatórios e certificados verdes por obra e cliente – temos 14 obras que foram reconhecidas com o Certificado Verde LandApp. Hoje totalizam 88 obras que tiveram impactos positivos ao meio ambiente!

A LandApp atua com transparência e segurança,  baseando seus cálculos no programa brasileiro GHG Protocol, que é responsável pelo desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE).  

Para saber mais acesse: landapp.com.br

Sobre o Founder l Matheus Protti –   Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, iniciou a carreira em uma startup de energia solar, onde atuou durante um ano na área de Business Development. Depois disso, teve uma passagem de três anos pela Raízen Combustíveis, em que atuou nas áreas de Marketing, Trading de Etanol e Logística de Combustíveis em nível de Brasil. Desde dezembro de 2019, lidera a LandApp, startup que está revolucionando o transporte de resíduos sólidos e materiais da construção civil.

Autora:

Victória Oliveira

O post LANDAPP: Aplicativo Quer Tornar Construção Civil Mais Sustentável apareceu primeiro em Jornal Tribuna.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.