Maquinista que participou da novela ‘A Indomada’, relembra época do transporte de cana em São José da Laje, AL

maquinista-que-participou-da-novela-‘a-indomada’,-relembra-epoca-do-transporte-de-cana-em-sao-jose-da-laje,-al

maquinista-que-participou-da-novela-‘a-indomada’,-relembra-epoca-do-transporte-de-cana-em-sao-jose-da-laje,-al


José Vicente trabalhou durante 55 anos transportando cana-de-açúcar na Maria Fumaça da Usina Serra Grande; ele conduziu a locomotiva em uma das cenas da novela. José Vicente operou Maria Fumaça durante 55 anos
Reprodução/TV Gazeta
Aos 83 anos, o maquinista aposentado José Vicente, mantém vivas na memória as lembranças de quando operava a locomotiva a vapor da Usina Serra Grande, em São José da Laje, interior de Alagoas, transportando cana-de-açúcar diariamente. Ele bateu um papo com Gilka Mafra e a equipe do Isso é Alagoas, e relembrou o ofício que fazia com orgulho.
A famosa Maria Fumaça cortava as terras da usina durante a época da moagem, que chegou a ter mais de cinco locomotivas a vapor. Durante pelo menos três meses no ano, a atividade era intensa. A Serra Grande foi a primeira usina do país a produzir álcool, em 1927. Isso fez com que o setor sucroalcooleiro se transformasse no mais importante da economia de Alagoas.
João Vicente é pernambucano e chegou em Alagoas aos 13 anos. Aos 18 começou a operar a locomotiva. “Eu aprendi vendo fazer e me ensinando. Não é difícil, quando tem pressão ela vai embora sozinha”, explica o ex-maquinista.
Em 1997, uma das locomotivas foi usada nas gravações da novela da Rede Globo “A Indomada”, que contava a história de um cortador de cana da década de 70. E era o seu Vicente quem puxava a Maria Fumaça durante as gravações.
Durante o período de moagem, as locomotivas faziam várias viagens, levando e trazendo cana do campo para a produção de açúcar e álcool.
“Eu puxava nessa bichinha 15 vagões de cana, e ainda puxava na grande. Nessa aqui eu carregava de 15 a 16 toneladas de cana e na grande, de 80 a 200 toneladas”, relembra com orgulho.
A Usina Serra Grande continua operando, mas a linha férrea foi desativada em 2001. Foi o último ramal ferroviário para o transporte de cana-de-açúcar que ainda operava em Alagoas. As outras locomotivas foram vendidas restando apenas uma Maria Fumaça, que serve atualmente como atrativo para os visitantes que vão até o local e podem até dar uma voltinha nela.
Locomotiva a vapor da usina Serra Grande, Alagoas
Reprodução/TV Gazeta
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.