Sistema de arrefecimento precisa de manutenção preventiva

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Em
todo lançamento automotivo, falam sobre a importância da manutenção preventiva,
porém muitos itens acabam sendo esquecidos na hora da revisão. E se vai viajar,
antes de pegar a estrada fique atento ao sistema de arrefecimento do veículo,
para evitar surpresas desagradáveis, como o superaquecimento do motor, enquanto
estiver no meio do caminho.
Mas,
ao contrário do que muita gente pensa, não basta apenas completar a água no
reservatório de expansão do líquido de arrefecimento e sair rodando por aí, sem
medo de que haja superaquecimento ou congelamento do motor do automóvel,
dependendo do clima de cada região.
Atualmente,
a maioria dos motores é projetada para operar em faixas de temperaturas cada
vez mais altas, em torno de 95°C
a 105°C.
Para aumentar o ponto de ebulição da água, são utilizados aditivos à base de
etilenoglicol, que em conjunto com a pressurização do sistema, permite que a
água chegue próximo aos 120°C. 
A formulação do aditivo, além
de inibir a corrosão dos componentes do sistema de arrefecimento, também ajuda
a prevenir a formação de bolhas, bem como lubrifica a bomba d´água e a válvula
termostática e prolongar a vida útil das mangueiras e dos sensores de
temperatura. Mas fique atento sobre qual aditivo comprar, pois alguns são
específicos para veículos movidos a diesel e não se aplicam às demais versões –
flexíveis, GNV, álcool e gasolina.
Para fazer a substituição do
líquido de arrefecimento e a limpeza do sistema, bem como saber a proporção
correta de água e de aditivo, o ideal é seguir a indicação do fabricante do carro.
Essa informação consta no manual do proprietário e pode variar conforme a marca
e modelo.
ESTAÇÃO DO ANO – A limpeza e a
manutenção do sistema de arrefecimento dos motores dos automóveis independente
da época do ano, pois é o sistema responsável pelo controle de temperatura do
motor do carro e, se ocorrer alguma falha, poderão existir uma série de
transtornos, como travamento da válvula termostática, corrosão da bomba d’água,
fadiga das mangueiras do sistema, queima da junta e empenamento do cabeçote,
resultando na parada de funcionamento do motor e impedindo a continuidade da
viagem. Porém, como o verão é uma época de calor mais intenso, caso o
proprietário faça uma viagem que exija mais do veículo, o motor pode não
suportar. Já no inverno, a falha mais comum é o rompimento do radiador de ar
quente, responsável pelo aquecimento do habitáculo interno do automóvel – que,
como ficou parado durante um bom tempo e sem aditivação apropriada no momento
de seu uso, acaba por apresentar vazamentos.LIMPEZA – A manutenção preventiva e a limpeza do sistema devem ocorrer em
períodos programados, dependendo do tempo de vida útil oferecido pelo aditivo
de radiador, podendo variar entre 6 meses, 1 ano, 2 anos a 5 anos. Mas o
recomendado é que seja feita pelo menos uma vez ao ano, ao realizar sua
substituição. Portanto, é importante se atentar ao tipo de líquido arrefecedor
que foi adicionado ao sistema de arrefecimento. Quanto às suas diferenças, além
do tempo de troca, podem ser destacadas formulações, onde existem os produtos
com base de monoetilenoglicol e os com tecnologia exclusiva, como é o caso dos com
base de polímeros, que possuem maior condutividade térmica, menor condutividade
elétrica, proteção para todos os metais presentes no sistema e que evitam o
superaquecimento.CONSERVAÇÃO – Quanto à conservação do sistema de arrefecimento, tudo começa no
momento da troca, quando identificado que precisa ser feita a manutenção
preventiva e a limpeza do sistema. Primeiramente, deve-se atentar se o sistema
está em condições de receber o protetor de arrefecimento, sendo observadas
mangueiras, bomba d’água, tampa do vaso expansor , válvula termostática e
condições de temperatura. Na existência de falha de alguma destas peças, a
manutenção corretiva deve prevalecer e a correção dos componentes deve ser
automática. Quando feitos todos os reparos necessários e o sistema estiver em
ordem, a preocupação é minimizada e o simples acompanhamento do nível do
líquido uma vez por semana é o suficiente. Ao notar que o nível está baixando
frequentemente, é indicio de vazamento e um profissional especializado deve ser
procurado.
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