Mais de 100 casamentos LGBTQIA+ são registrados por ano em MT, aponta cartório

mais-de-100-casamentos-lgbtqia+-sao-registrados-por-ano-em-mt,-aponta-cartorio


Ao todo, casais femininos represenam 32,4% e masculinos, de 67,6% no estado. Casais LGBTQIA+ em MT
Arquivo pessoal
Mais de 100 casamentos entre casais LGBTQIA+ foram registrados, em média, por ano no estado, de acordo com dados dos Cartórios de Registro Civil de Mato Grosso, divulgado nesta segunda-feira (15). O número de casamentos entre casais do mesmo sexo aumentou de 29 para 357 no estado desde 2013.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Ao todo, casais femininos represenam 32,4% e masculinos, de 67,6%. Desde 2021, os casamentos entre casais homossexuais aumentaram. (Veja gráfico abaixo).
Conforme o cartório, em média são registrados 103 matrimônios por ano no estado entre pessoas do mesmo sexo desde que a modalidade foi autorizada em âmbito nacional, em 2013.
Os números constam da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), base de dados nacional de nascimentos, casamentos e óbitos administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).
Até abril deste ano, foram contabilizados 1.173 casamentos entre pessoas do mesmo sexo.
Antes de 2013, os cartórios eram obrigados a solicitar uma autorização judicial para efetivar o ato de união entre casais homossexuais, que costumavam ser negados pela Justiça por causa da ausência da lei. Em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que as uniões homoafetivas são equivalentes às heteroafetivas.
Foi o caso da Lavínia Aparecida Bino dos Santos que se casou com Juliana Bino em 2022.
“Nós sempre fomos muito abençoadas por termos tanto amor, carinho com a nossa união pela nossa família. A minha mãe costuma dizer que ela não recebeu uma nora ou um genro, ela recebeu uma nova filha que cuida de mim que faz o melhor por mim e que me fez evoluir muito”, contou.
Casais LGBTQIA+ em MT
Arquivo pessoal
Homens casam mais
Os matrimônios entre homens representam 67,6% do total de casamentos homoafetivos no estado, tendo sido realizadas 793 celebrações deste tipo em cartório. No ano passado foram 264 cerimônias. Já 2021 teve o maior aumento das oficializações entre os homens, com crescimento percentual de 533%, quando foram realizados 285 casamentos.
Já os casamentos entre mulheres representam 32,4% do total de casamentos homoafetivos no estado, tendo sido realizadas 380 celebrações deste tipo em cartório. No ano passado foram 93 cerimônias, aumento de 2% em relação ao ano anterior, recorde no crescimento das oficializações entre mulheres no estado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.