Campinas vê chegada de dias mais frios como alerta à população para vacinação contra gripe

campinas-ve-chegada-de-dias-mais-frios-como-alerta-a-populacao-para-vacinacao-contra-gripe

campinas-ve-chegada-de-dias-mais-frios-como-alerta-a-populacao-para-vacinacao-contra-gripe


Infectologista explica que pessoas costumam frequentar lugares mais fechados no inverno, e possibilidade de transmissão de vírus respiratórios em locais aglomerados aumenta. Doses da vacina contra a gripe estão disponíveis em 66 postos da metrópole até 31 de maio. Com índices de cobertura vacinal aquém do esperado, Campinas (SP) vê a chegada dos dias mais frios como uma alerta à população sobre a importância da imunização contra a gripe.
A médica infectologista Valéria Almeida, do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), lembra que as pessoas costumam procurar locais mais fechados por conta do frio, e com a aglomeração a possibilidade de transmissão de vírus respiratórios aumenta.
Nesta segunda (15), dia em que a campanha de vacinação contra a gripe foi ampliada para toda a população com mais de seis meses de idade, os termômetros na metrópole marcaram 10,4ºC às 6h27, segundo o Cepagri da Unicamp, registrando o dia mais gelado de 2023.
Valéria destaca que apesar da ampliação da faixa de cobertura, é importante que os chamados grupos prioritários procurem a dose de proteção. A gripe, em alguns casos, pode ser fatal.
Entre os grupos mais suscetíveis estão os idosos, com 53% da população estimada na metrópole vacinada, e as crianças com idade entre seis meses e cinco anos, cujo índice de cobertura está em módicos 14%.
“Nem os pais lembraram de levar os filhos para vacinar. Tivemos a circulação do Influenza B recentemente, e a vacina diminui as chances dessas crianças ficarem doentes, e até mesm de desenvolverem quadros de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), necessitanto de internação, ventilação mecânica”, explica a infectologista.
Aplicação da vacina contra a gripe em posto de saúde de Campinas (SP): doses disponíveis para toda população acima dos seis meses de idade
Ricardo Custódio/EPTV
Onde se vacinar
As doses da vacina contra gripe estão disponíveis em 66 postos de saúde da metrópole até 31 de maio. Apenas a unidade Boa Esperança não faz a aplicação. Neste link, confira os endereços e horários das salas de vacinação.
Para receber a dose, é preciso apresentar documento com foto e a carteira de vacinação (se tiver).
A dose contra Influenza protege contra as gripes (H1N1 e H3N2) e B/Victoria.
A vacina contra a gripe pode ser tomada simultaneamente a outras vacinas, como contra a Covid-19 e o sarampo (disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e para trabalhadores de saúde com doses atrasadas), por exemplo.
Vacina contra gripe
Renan Ciconelo/EPTV
VÍDEOS: destaques da região de Campinas
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.