Irmã de brasileira desaparecida em Paris diz que falava com ela todos os dias: ‘Estamos angustiados’

irma-de-brasileira-desaparecida-em-paris-diz-que-falava-com-ela-todos-os-dias:-‘estamos-angustiados’


Fernanda Santos de Oliveira, de 44 anos, natural de Botucatu (SP), está desaparecida desde 6 de maio. Na ocasião, ela saiu de casa sem documentos e celular, levando apenas uma bolsa de mão, um patinete elétrico e o passaporte. Caso de desaparecimento de brasileira em Paris foi comunicado ao consulado do país na capital francesa
Arquivo Pessoal
A irmã da brasileira que está desaparecida desde 6 de maio, em Paris, na França, disse ao g1 que conversava com ela diariamente. O sumiço de Fernanda Santos de Oliveira, de 44 anos, natural de Botucatu (SP), vem mobilizando buscas da polícia francesa e preocupando familiares no Brasil.
Passados dez dias desde o desaparecimento, a irmã Maria Aparecida, de 52 anos, relatou a aflição da família com a falta de notícias de Fernanda.
“Nós todos estamos angustiados. Falávamos com ela todos os dias e, de repente, ela desapareceu. Foi uma surpresa, um mistério ela ter sumido assim”, conta.
O último contato com os familiares foi no dia 3 de maio. “Conversamos rapidamente porque ela estava no metrô. Ela disse que me ligava assim que chegasse em casa, mas não ligou. Depois, não consegui mais contato”, contou. A brasileira se mudou para a França em abril do ano passado e deixou um filho de 23 anos e um casal de netos no interior de SP.
Um dos cartazes espalhados por Paris durante mutirão de busca da brasileira Fernanda Santos Oliveria, que desapareceu em Paris, em 6 de maio de 2023.
Association Femmes de la Résistance
Segundo a irmã, Fernanda mora há pouco mais de um ano em Boulogne-Billancourt, região do subúrbio de Paris. “Ela foi em abril do ano passado, viveu um tempo com uma parente nossa e acabou ficando por lá. Essa pessoa foi para os Estados Unidos e ela ficou morando sozinha. Arrumou um lugar e um emprego”, contou a irmã.
Na capital francesa, Fernanda conseguiu um emprego em restaurante de culinária portuguesa e mantinha ainda dois bicos como faxineira. Contanto, vivia ilegalmente no país e estava em busca de regularizar a situação.
Fernanda Santos de Oliveira, natural de Botucatu (SP), está desaparecida desde o dia 6 de maio
Arquivo Pessoal
“Estava feliz, morava perto do Rio Sena e da Torre Eiffel, num lugar bom. Ela queria regularizar o visto dela e ficar por lá mesmo”, diz Maria.
Desde o dia 5 de maio, Fernanda não aparece para trabalhar. Já os familiares afirmam que Fernanda foi vista pela última vez por vizinhos no dia 6. Na ocasião, ela saiu de casa sem documentos e celular, levando apenas uma bolsa de mão, um trotinete – semelhante a um patinete elétrico – e o passaporte.

Fernanda Santos de Oliveira, de Botucatu (SP), está há 9 dias desaparecida em Paris
Arquivo Pessoal
O g1 entrou em contato com o Consulado Brasileiro na capital francesa, que em, em nota, afirmou que acompanha o caso desde quinta-feira (11), após contato de familiares.
Ainda no comunicado, o Consulado pontuou que buscas diárias estão sendo realizadas junto à polícia, hospitais e Instituto Médico Legal. No entanto, sem resultado até o momento. O desaparecimento também foi comunicado à polícia francesa, que registrou dois boletins de ocorrência.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Desaparecimento de brasileira em Paris vem mobilizando amigos na França
Arquivo Pessoal
Busca por brasileira desaparecida em Paris já passou do 8º dia
Arquivo Pessoal
Membros de associações brasileiras na França, amigos e colegas de trabalho espalharam cartazes com a foto de Fernanda em pontos estratégicos da cidade. Eles também divulgaram fotos da brasileira em jornais franceses. Nas redes sociais, as organizações pedem informações sobre o sumiço de Fernanda.
O que se sabe até agora sobre desaparecimento de brasileira em Paris
Não há informações concretas sobre o paradeiro da brasileira. As autoridades francesas seguem investigando o caso.
Associações na França mobilizam buscas por brasileira desaparecida em Paris
Instagram/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: Assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.