Em visita à Hemobrás, ministra da Ciência e Tecnologia anuncia edital de pesquisa na área de hemoderivados

em-visita-a-hemobras,-ministra-da-ciencia-e-tecnologia-anuncia-edital-de-pesquisa-na-area-de-hemoderivados

em-visita-a-hemobras,-ministra-da-ciencia-e-tecnologia-anuncia-edital-de-pesquisa-na-area-de-hemoderivados


Luciana Santos esteve nesta segunda (15) na fábrica da estatal, em Goiana, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Luciana disse que editais contarão com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana Santos em visita à fábrica da Hemobrás
Artur Ferraz/g1
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou, nesta segunda (15), que vai abrir um edital de fomento a pesquisas na área de hemoderivados – medicamentos que têm como matéria-prima o plasma humano e são usados no tratamento de diversas doenças.
A informação dada durante visita às instalações da fábrica da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), que está sendo construída em Goiana, na Zona da Mata Norte.
📲 Compartilhe no WhatsApp
A expectativa do governo federal é que o parque industrial torne o Brasil autossuficiente na produção desse tipo de medicamento.
“O presidente Lula acaba de recompor integralmente os recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento e Tecnologia (FNDCT). Na quinta-feira (18) faremos uma reunião em que vamos abrir editais específicos nessa área. O desafio de sermos autônomos é uma questão de soberania nacional”, declarou Luciana Santos.
De acordo com a ministra, os detalhes sobre o edital serão decididos durante a reunião marcada para esta semana.
Fábrica da Hemobrás
Luciana Santos esteve nesta segunda (15) na fábrica da Hemobras com a ministra da Saúde Nísia Trindade, que confirmou uma compra emergencial de insulina de ação rápida. A visita também foi acompanhada pela vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (Cidadania).
LEIA TAMBÉM
Ministra da Saúde confirma compra emergencial de insulina de ação rápida para evitar desabastecimento
As obras do parque industrial se arrastam desde 2010 e já foram alvo de investigação, por conta de irregularidades no contrato com a empreiteira responsável pela obra. Em 24 de abril, a estatal, criada para tornar o Brasil autossuficiente na produção de hemoderivados, foi tema de uma audiência pública na Câmara de Vereadores do Recife.
Na ocasião, o senador Humberto Costa (PT) disse que uma das unidades da fábrica, que produzirá o Fator VIII – medicamento para hemofilia – fica em pronta em outubro deste ano. A previsão é que a fábrica comece a produzir os hemoderivados em 2025.
Segundo a ministra Nísia Trindade, a partir de agosto, a Hemobrás poderá fabricar o medicamento.
“É um desenvolvimento de biotecnologia, em parceria com a empresa Takeda, e que vai permitir ao Brasil, portanto, ter a apropriação completa dessa tecnologia e a sua produção a partir de agosto. […] É algo para nos orgulharmos”, afirmou.
Ainda de acordo com a ministra da Saúde, a expectativa é que, em 2025, a fábrica comece a produzir imunoglobulina e albumina, dois dos hemoderivados que serão fabricados pela estatal.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.