Cremesp investiga médico que se recusou a tirar dúvida de filha de idosa que morreu

cremesp-investiga-medico-que-se-recusou-a-tirar-duvida-de-filha-de-idosa-que-morreu

cremesp-investiga-medico-que-se-recusou-a-tirar-duvida-de-filha-de-idosa-que-morreu


Profissional, que aparece em vídeo pedindo que a familiar da paciente feche a porta para que ele possa dormir, foi afastado por 60 dias. Médico é afastado após recusar tirar dúvida de filha de idosa que morreu
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) informou nesta quarta-feira (10) que está investigando a conduta de um médico plantonista gravado se recusando a tirar uma dúvida de uma paciente que havia morrido, em Vinhedo (SP) (reveja o vídeo acima).
O registro foi feito no último final de semana na policlínica do bairro Capela. Nas imagens, o profissional é procurado pela familiar da idosa e responde: “ela está lá, morta. Ela já chegou morta. Fecha a porta pra mim, deixa eu dormir”.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Campinas
De acordo com o Cremesp, “as apurações correm sob sigilo determinado por lei e seguem os prazos processuais previstos no Código de Processos Ético-Profissionais (CPEP) do Conselho Federal de Medicina (CFM). Qualquer posicionamento adicional por parte do Conselho pode resultar na nulidade do processo”.
A Prefeitura informou que o profissional foi afastado do trabalho, inicialmente, por 60 dias, necessário enquanto durar o procedimento de apuração disciplinar. A administração informou ainda que a enfermeira que aparece no vídeo também vai ser alvo de apuração por levar a filha de uma paciente a uma área restrita da policlínica.
“Foi instaurado processo de apuração disciplinar dos profissionais envolvidos. Em tempo, durante a apuração e até a conclusão do processo legal, os servidores serão afastados temporariamente”, diz a nota da Prefeitura.
O g1 tenta contato com o médico e vai atualizar a reportagem quando conseguir uma resposta.
Médico foi filmado por filha de paciente em Vinhedo
Reprodução/EPTV
Familiar queria tirar uma dúvida
No trecho do vídeo que a EPTV, afiliada da Globo, teve acesso é possível ver que a familiar tenta tirar uma dúvida com o médico, que se recusa a responder. Veja transcrição do diálogo:
MÉDICO: pergunta o que você quer.
FILHA DA PACIENTE: Doutor, deixa eu só te falar uma coisa. Quando ela tava lá no chão.
MÉDICO: Mas eu não quero saber, ela tá morta, não tem mais nada para conversar.
FILHA DA PACIENTE: Eu sei.
MÉDICO: Então, senhora. Deixa eu dormir porque ela morreu, não tem mais nada para fazer por ela. Tá bom?
FILHA DA PACIENTE: Eu só quero tirar uma dúvida.
MÉDICO: Não tem dúvida nenhuma. Ela está lá, morta. Ela já chegou morta. Fecha a porta pra mim, deixa eu dormir.
Idosa tratava leucemia
Segundo a prefeitura, a idosa tratava de leucemia. A EPTV, afiliada da Globo, apurou que ela já havia passado mal na sexta-feira (5), teve alta no sábado (6) e domingo (7) voltou a passar mal, quando veio a óbito. Familiares da idosa afirmaram que estão muito abalados e preferiram não dar entrevista.
Nota Prefeitura de Vinhedo
A Prefeitura de Vinhedo informa que, diante dos fatos ocorridos no último fim de semana, na Policlínica da Capela, foi instaurado processo de apuração disciplinar dos profissionais envolvidos.
Em tempo, durante a apuração e até a conclusão do processo legal, os servidores serão afastados temporariamente.
Novamente, pedimos desculpas pelo ocorrido e mais uma vez também manifestamos nossas condolências à família da paciente.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região

Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.