Eleição na Turquia, relatório do acidente de Marília Mendonça e mais de 15 de maio

eleicao-na-turquia,-relatorio-do-acidente-de-marilia-mendonca-e-mais-de-15-de-maio

A eleição presidencial acirrada na Turquia e a divulgação do relatório sobre o acidente da cantora Marília Mendonça estão entre os destaques desta segunda-feira (15).

Em desafio para Erdogan, Turquia conta votos e se prepara para disputa de segundo turno

Com 99% das urnas apuradas, o atual presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, lidera as eleições presidenciais com 49,49% dos votos enquanto seu adversário, Kemal Kilicdaroglu, conta com 44,96%, segundo o chefe do Conselho Eleitoral Supremo da Turquia, Ahmet Yener. No entanto, esse resultado leva a disputa para um segundo turno.

Caso nenhum alcance a maioria, o próximo turno será em 28 de maio. Se acontecer, é a primeira vez de Erdogan em um segundo turno.

Segundo o chefe do Conselho Eleitoral Supremo da Turquia, Ahmet Yener, a participação eleitoral foi de 88,8%. Trata-se de uma das eleições mais importantes nos 100 anos de história do país, uma disputa que poderia acabar com o governo imperioso de 20 anos de Erdogan e repercutir muito além das fronteiras do país.

FAB divulga hoje relatório sobre acidente de Marília Mendonça para a família

A Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu as investigações sobre a morte da cantora Marília Mendonça, que aconteceu em 5 de novembro de 2021, em Piedade de Caratinga, em Minas Gerais.

O relatório será apresentado primeiro para a família da cantora, e depois será tornado público em um documento oficial no site do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

A apresentação do relatório para os familiares acontecerá nesta segunda-feira (15), a partir das 14h, na sede do Cenipa em Brasília, segundo informou o advogado da família de Marília Mendonça.

CPIs na Câmara esperam definição de vagas a partidos

As três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) da Câmara dos Deputados, que tiveram os pedidos de criação lidos, agora esperam a definição de quantas vagas nos colegiados cada partido ou bloco partidário terá direito. Enquanto isso, os líderes articulam nomes dos deputados federais a serem indicados como membros.

No final de abril, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), leu os requerimentos de criação de três CPIs: apuração da atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); do esquema de manipulação de resultados em partidas de futebol profissionais; e das inconsistências contábeis das Lojas Americanas.

A leitura era um dos primeiros passos para que comecem a funcionar efetivamente. Agora, falta uma definição pela Mesa Diretora da Câmara sobre a divisão das vagas em cada colegiado de acordo com as bancadas partidárias e dos blocos partidários.

Abono PIS/Pasep é pago para 4,4 milhões de pessoas hoje

O abono salarial PIS/Pasep será pago nesta segunda-feira (15) a mais de 4,4 milhões de pessoas dos setores público e privado, segundo informou o Ministério do Trabalho e Emprego.

A partir desta segunda, cerca de 3,9 milhões trabalhadores da iniciativa privada nascidos em julho e agosto poderão receber pelo Programa de Integração Social (PIS), pago pela Caixa Econômica Federal.

Para quem tem conta corrente ou poupança na Caixa, o crédito cai em conta. Quem não tem, o pagamento é feito por meio da Poupança Social Digital, aberta automaticamente pelo banco.

Já pelo Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), recebem 545,2 mil servidores públicos com número de inscrição de dígito final 4 e 5, pago pelo Banco do Brasil.

Campeonato Brasileiro

O Botafogo deu fim a uma série invicta de 15 jogos do Campenato Brasileiro no domingo (14), ao ser derrotado pelo Goiás, de virada, na Serrinha, em Goiânia. O Alvinegro não perdia um jogo desde 8 de março. Apesar da derrota, o Botafoga continua na liderança do Campeonato Brasileiro.

Na capital paulista Corinthians e São Paulo empataram em 1 a 1 na Neo Química Arena. Com gol do jovem Deivid Washington, de 17 anos, o Santos venceu o Vasco em São Januário, a primeira vitória do Peixe fora de casa. O Palmeiras apenas empatou com o Red Bull Bragantino no Allianz Parque e não conseguirá voltar à liderança provisória do Campeonato nesta sexta rodada.

No sábado (13), o Atlético-MG venceu o Internacional por 2 a 0, com gols do chileno Vargas, logo aos 2 minutos da primeira etapa, e de Paulinho, aos 49 do segundo tempo. O Cruzeiro se recuperou do tropeço na última rodada contra o Fluminense e bateu o América-MG por 4 a 0 no estádio Independência.

O Fluminense venceu o Cuiabá por 2 a 0 no Maracanã. O Flamengo venceu o Bahia, na Arena Fonte Nova, no jogo que abriu a sexta rodada do Brasilerão.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

(Publicado por Marina Toledo)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Eleição na Turquia, relatório do acidente de Marília Mendonça e mais de 15 de maio no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.