Sem Hapvida, Smile Saúde vai buscar outro M&A

sem-hapvida,-smile-saude-vai-buscar-outro-m&a

Cade reprovou a aquisição de R$ 300 milhões, apontando que as empresas não levaram soluções para concentração identificada

O Cade reprovou a compra da Smile Saúde pela Hapvida, o que significa que a empresa pernambucana agora está de volta ao mercado e buscando um novo negócio de M&A. De acordo com fontes próximas, a empresa está procurando comprar uma ou duas operações locais para retomar as conversas de venda, e espera que o Pátria volte a se interessar pelo negócio.

No entanto, há uma preocupação com a concentração de operadoras de saúde no Nordeste, e os conselheiros do Cade não viram muita vontade ou providência da Hapvida para fazer o negócio acontecer. Durante o processo, o Cade sugeriu que a venda de 20 mil das 80 mil vidas na carteira da Smile seria uma solução para a concentração no mercado de saúde. A Smile teria apresentado um comprador à Hapvida, mas a operadora cearense teria questionado os termos na fase final do prazo, não dando andamento ao processo de venda parcial.

Há uma teoria de que a Hapvida teria enrolado propositalmente a Smile para tirá-la da mira de concorrentes e viu que o negócio ficou caro na nova realidade. A Smile quer sair com os R$ 20 milhões do break-up fee ou outra compensação, e há uma avaliação de potencial de litígio.

As pessoas próximas à compradora acreditam que a teoria da Smile é balela e que a empresa perdeu desempenho durante o processo de M&A e sentiu o impacto da maior sinistralidade geral do setor. Em uma mudança de contexto econômico, a empresa teria mais dificuldades em encontrar um novo comprador e com um bom preço.

Em 2021, o Cade já havia reprovado a compra pela Hapvida da Plamed, operadora da família Mitidieri, de Sergipe. A Hapvida não comentou sobre o assunto quando procurada. O Pipeline não conseguiu contato com a Smile Saúde para comentários.

Fonte: Pipeline Valor

O post Sem Hapvida, Smile Saúde vai buscar outro M&A apareceu primeiro em BizNews Brasil :: Notícias de Fusões e Aquisições de empresas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.