George Santos é acusado formalmente de fraude e lavagem de dinheiro pela Justiça dos EUA

george-santos-e-acusado-formalmente-de-fraude-e-lavagem-de-dinheiro-pela-justica-dos-eua

george-santos-e-acusado-formalmente-de-fraude-e-lavagem-de-dinheiro-pela-justica-dos-eua

O brasileiro, eleito deputado federal pelo Partido Republicano, vai responder formalmente por 13 acusações, todas relacionadas a corrupção. Justiça americana acusa formalmente deputado George Santos de ter cometido quatro crimes
A Justiça dos Estados Unidos acusou formalmente o deputado George Santos de ter cometido quatro crimes. Ele é filho de brasileiros.
A história que começou com um deputado federal dos Estados Unidos que mentiu no currículo durante as eleições de 2022 chegou agora aos tribunais. George Santos, do Partido Republicano, vai responder formalmente a 13 acusações; todas relacionadas a:
fraude fiscal
lavagem de dinheiro
desvio de verbas públicas
mentir perante o Congresso americano
O deputado é acusado, entre outras coisas, de ter recebido ilegalmente mais de US$ 24 mil da ajuda dada pelo governo a desempregados durante a pandemia.
As acusações foram feitas pelo Departamento de Justiça Americano, em uma força-tarefa que envolveu até o FBI, a Polícia Federal dos EUA.
George Santos se apresentou em um tribunal no estado de Nova York na manhã desta quarta-feira (10). Diante da juíza, ele negou todas as acusações, pagou fiança de US$ 500 mil dólares e foi liberado. O deputado pode pegar até 20 anos de prisão.
LEIA TAMBÉM:
George Santos: quem é o deputado norte-americano filho de brasileiros que foi detido após ser alvo de acusações criminais
Sandra Cohen: Moralmente acabado, George Santos finalmente presta contas à Justiça americana
George Santos, o filho de brasileiros que enganou os Estados Unidos, vira piada em programas de televisão
O Jornal Nacional perguntou por que ele até hoje não apresentou provas de que é inocente. O deputado respondeu que vai entregá-las à Justiça e disse também que vai apresentar as provas o Congresso se forem pedidas. Lá, ele é investigado pelo Conselho de Ética.
Santos afirmou que não vai sair do cargo e que pretende ser candidato à reeleição.
A advogada brasileira Barbara Medrado, que atua nos Estados Unidos, explica que há diferenças entre os processos criminais contra políticos nos dois países.
“George Santos pode ser condenado e ele vai continuar podendo exercer o mandato dele, vai poder concorrer em 2024. Nada na lei americana impede. A única coisa que vai impedir o George Santos de cumprir o seu mandato ou de concorrer seria a pressão dos políticos republicanos”, aponta Barbara.
O presidente da Câmara, o republicano Kevin McCarthy, sinalizou que ainda não vai pedir a cassação de Santos, mas alguns integrantes do partido dizem que o político se tornou uma pedra no sapato.
Santos foi eleito deputado federal no fim de 2022. Em dezembro, logo depois das eleições, a imprensa americana descobriu que o deputado eleito mentiu sobre ter trabalhado em um dos bancos mais importantes de Nova York e estudado em uma das instituições mais respeitadas da cidade.
A descoberta puxou um longo fio, que revelou um emaranhado de mentiras. Santos reconheceu que mentiu o currículo, mas minimizou as revelações.
Ele também responde por estelionato no Brasil. O caso corre em segredo de Justiça no Rio de Janeiro e há uma audiência marcada para esta quinta-feira (11).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.