Maceió será tema do samba enredo da Beija-Flor de Nilópolis 2024

maceio-sera-tema-do-samba-enredo-da-beija-flor-de-nilopolis-2024

maceio-sera-tema-do-samba-enredo-da-beija-flor-de-nilopolis-2024


‘Um delírio de Carnaval da Maceió de Rás Gonguila’ é o tema da Escola. Durante o desfile, será evidenciado a cultura popular da capital. Cultura de Maceió será o tema do samba enredo da Beija-Flor de Nilópolis
Ascom
A cultura popular de Alagoas será o tema do samba enredo da Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis de 2024, com o tema: Um delírio de Carnaval da Maceió de Rás Gonguila. A divulgação do tema ocorreu neste sábado (13), no Rio de Janeiro, e contou com com representantes da cultura do Estado, como mestres, artesãos secretários de Cultura e do prefeito JHC (PL).
Pela primeira vez Maceió será tema de samba enredo de uma escola do Rio de Janeiro. O coordenador da Focuarte, João Lemos, disse que a cultura de Alagoas está em festa e será muito bem representada no Rio de Janeiro.
“Estamos muitos felizes com Rás Gonguila ser o samba enredo, esse grande carnavalesco que fez a história de Maceió. E a partir de ele, falar da nossa cultura popular, do nosso artesanato, que faz Alagoas ser o polo mundial das tradições das manifestações culturais. Ter a Beija-Flor com esse enredo, faz o mundo todo olhar para o nosso estado”, disse.
O enredo será desenvolvido pelo carnavalesco João Victor Araújo. As visitas técnicas na capital alagoana já começam ainda em maio.
Mestre e artesãos vibraram antes do anúncio do samba enredo
Sou beija-flor, beijando a flora, sou da terra onde o Guerreiro Mora
Antes do anúncio, os mestres e artesãos de Alagoas mostram um pouco sobre a cultura popular para o carnavalesco Milton Cunha.
“É uma grande satisfação está aqui hoje representado nossa cidade que é Maceió, com grandes folguedos da nossa terra. Nós temos grandes folguedos como Taieira, Coco-de-Roda, Reizado, Pastoril. É uma grande valorização para a nossa terra”, disse a mestra Taeira de Nair Betância, Ana Paula Patrimônio Vivo de Alagoas.
O presidente da escola, Almir José dos Reis, destacou o patrimônio cultural, histórico e natural da capital alagoana. “Vamos mostrar a formação de um povo com ancestrais indígenas, africanos e europeus, para criar uma identidade que se reflete nas tradições, gastronomia e alegria do povo maceioense”.
Quem foi Rás Gonguila
Enredo da Beija-Flor em 2024 vai homenagear Maceió
Reprodução
Benedito dos Santos nasceu em Maceió na Rua do Macena, no início dos anos 1900. Mesmo analfabeto, Santos ganhava a vida como engraxate, com sua cadeira estacionada nas proximidades do Café do Cupertino no Ponto Central de Maceió, confluência da Rua do Livramento com a Rua do Comércio. Ele ficou conhecido por suas histórias e por criar o Bloco Cavaleiros dos Montes,.
Benedito contava várias histórias sobre as festas nos quilombos, entranhadas nas tradições populares alagoanas. O nobre folião das encruzilhadas passou a se chamar Rás Gonguila, a dizer que era, ele mesmo, descendente direto do último imperador da Etiópia.
“Vamos criar uma história de samba enredo maravilhosa e dizer que foi Rás Gonguila e a importância dele para a cultura de Maceió. É uma alegria enorme saber que a história de Maceió será contada pela Beija-Flor na Sapucaí”, afirmou o prefeito JHC, que participou do evento de apresentação do enredo. “, disse o prefeito JHC.
Beija-Flor anuncia que Maceió será tema do samba enrredo 2024
Beija-flor: Uma das escolas mais premiadas do Rio de Janeiro
A Beija flor de Nilópolis é uma das escolas mais tradicionais do Rio de Janeiro. Com a cultura alagoana em destaque, a escola espera conquista o 15º título da história. A escola ficou ainda 13 vezes com o 2º lugar do carnaval do Rio.
O município de Nilópolis, na Baixada Fluminense, é o berço da Beija-Flor. A cidade e a escola de samba trilharam caminhos semelhantes.
Personalidades no evento de lançamento do enredo da Beija-Flor para 2024
Divulgação/Eduardo Hollanda
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.