Conheça o ex-camelô que morou na rua, virou dono de supermercados e fatura meio bilhão de reais

José Albecir da Silva jamais esqueceu as palavras da mãe. “O mundo ensina”, ela disse, voz firme, quando o menino magrelo e de pele clara decidiu sair de casa, aos 12 anos, para tentar a vida sozinho. A frase soou-lhe mais como aviso do que qualquer outra coisa.

À época, ele morava com os pais – um agricultor e uma dona de casa – e cinco irmãos, num casebre de taipa, em Pitombeira, no interior do Ceará. O mundo ensinou. E tudo indica que Albecir aprendeu.

No mês passado, sua rede de supermercados apareceu no Ranking 2024 das 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro, elaborado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e que tem como patrocinadora master a Cielo.

Com faturamento de R$ 460 milhões em 2023 (alta de 13% sobre 2022), o Supermercado Moranguinho ficou em último lugar na lista, que tem como líder o Grupo Carrefour, que faturou R$ 115,4 bilhões (+7%).

Até tornar-se empresário de sucesso, presidente de uma rede que inclui 15 supermercados, espalhados em seis cidades do Ceará, e um centro de distribuição, Albecir, hoje aos 55 anos, apanhou muito da vida. Ou do mundo, como diria sua mãe, dona Aldacir.

Na infância, a lida era dura demais para todos na família. Às 5h da matina, o pai, seu Raimundo, já estava na roça e a mãe, se virando para cuidar dos seis filhos. A comida era sempre contada e, depois de completar 7 anos, nenhuma criança ganhava mais nada do pai. Nada. “Nem uma cueca”, disse Albecir. Quem tivesse tamanho e força suficientes para pegar na enxada – o que costumava acontecer por volta dos 6 anos –, ia ajudar o pai na lavoura.

Naquele cenário, o garoto não conseguia enxergar possibilidades de melhorar de vida. Por isso, decidiu ir embora de casa. Mesmo com apenas 12 anos e sem saber ler nem escrever – ele nunca concluiu o Ensino Fundamental –, sentia-se preparado para enfrentar o mundo. E lá foi Albecir, perder o pouco que lhe restava da infância para viver uma vida de adulto. Imaginava que seria difícil. Mas não esperava que fosse tanto.

O mundo ensinou da forma mais árida que poderia. Do dia em que saiu de casa até seus 16 anos, Albecir passou pelas mais árduas situações e fez de tudo o que podia para ter ao menos o que comer.

O post Conheça o ex-camelô que morou na rua, virou dono de supermercados e fatura meio bilhão de reais apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.