Jornal Nacional acompanha treinamento de soldados israelenses no sul do país

jornal-nacional-acompanha-treinamento-de-soldados-israelenses-no-sul-do-pais

Na manhã desta sexta-feira (20), o fotógrafo e documentarista Gabriel Chaim também esteve na Cisjordânia ao lado de correspondentes estrangeiros. Ele registrou um protesto de palestinos contra Israel. Jornal Nacional acompanha treinamento de soldados israelenses no sul do país
O fotógrafo e documentarista Gabriel Chaim acompanhou o treinamento de soldados israelenses no sul do país. Na manhã desta sexta-feira (20), Chaim esteve na Cisjordânia ao lado de correspondentes estrangeiros. Ele registrou um protesto de palestinos contra Israel.
“Eu estou aqui em Ramallah e está tendo um protesto bastante violento. Os palestinos estão usando uma espécie de estilingue para jogar as pedras nos carros militares das Forças de Segurança de Israel, que estão paradas a aproximadamente 200 m”, relata o documentarista.
No meio do protesto, Gabriel Chaim presenciou um jovem sendo socorrido. Segundo os médicos, ele levou um tiro na coxa. A bala foi removida e o estado dele é estável.
“Vou mostrar para vocês: são vários enfermeiros que ficam posicionados em lugares estratégicos. Se acaso alguém leve um tiro, eles vão fazer esse resgate. E logo ali atrás dos tanques tem uma base militar de Israel. Eles estão posicionados. Eu consigo enxergar daqui vários soldados”, diz Chaim.
Conflito Israel-Hamas pode se espalhar para outros países?
Na quinta-feira (19), sob a proteção do Exército de Israel, Gabriel Chaim e um grupo de jornalistas acompanharam, no sul do país, o treinamento de reservistas.
“Eu estou aqui no deserto de Negev. Acabei de sair de um exercício militar comandado por um batalhão. É uma área muito vasta no sul de Israel. Para vocês entenderam, nós estamos a 50 km da Faixa de Gaza e a 30 km da fronteira com o Egito. Esse exercício envolveu várias unidades de infantaria do Exército de Israel”, explica Chaim.
O tenente-coronel Daniel Jaffe explicou que as construções tentam replicar as condições de uma guerra urbana.
“Eu perguntei: esse é um ensaio que está valendo para invasão a Gaza? E ele falou: ‘Ninguém sabe quando vai ser’”, diz Gabriel Chaim.
“Estamos treinando para estar preparados para qualquer tipo de cenário. As ameaças não são apenas a que vemos ao nosso redor, mas também podem estar acima dos soldados, como os drones, ou podem vir dos túneis”, afirma o tenente-coronel Daniel Jaffe.
Foi um exercício com tiros de arma de fogo, incursões, progressões. Gabriel Chaim perguntou se por acaso o tenente-coronel tinha perdido alguém durante os ataques terroristas de 12 dias atrás.
“Perdi muitos meus amigos. A principal ideia é separarmos os sentimentos, que são importante, de nossa atuação, que tem que ser profissional”, afirma.
LEIA TAMBÉM
Família de brasileiro morre em bombardeio na Faixa de Gaza, diz Embaixada
Israel não ocupará Gaza ‘para sempre’, diz ministro
Biden pede US$ 14 bilhões ao Congresso americano para apoiar Israel contra o Hamas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.