Justiça concede liberdade provisória a chilena presa no Corcovado acusada de chamar funcionário de ‘macaco’

justica-concede-liberdade-provisoria-a-chilena-presa-no-corcovado-acusada-de-chamar-funcionario-de-‘macaco’


Camila Faundez Torres continuará sendo processada, e deverá cumprir medias cautelares mesmo Chile. Turista chilena é detida por racismo no Corcovado
O juiz Diego Fernandes Silva Santos, da Central de Audiências de Custódia do Rio, concendeu liberdade provisória a chilena Camila Faundez Torres, de 30 anos, nesta quinta-feira(19).
Camila foi presa em flagrante na terça-feira (17), no Corcovado, quando fazia uma visita ao Cristo Redentor, e chamou um funcionário da empresa Trem do Corcovado de “macaco”.
Agentes do programa Segurança Presente, de Laranjeiras, foram chamados e levaram a mulher para a 12ª DP, em Copacabana. No local, ela teria admitido o crime, pedido desculpas ao funcionário e autuada por injúria racial.
Durante a audiência desta terça, o Ministério Público opinou pela continuação do processo por injúria racial, a concessão da liberdade provisória e a imposição de medidas cautelares – mesmo em seu país de origem -, o que foi acatado pelo juiz
A turista chilena após ser detida por agentes do programa Segurança Presente
Reprodução
Camila, que não tem antecedentes criminais no Brasil, nem no Chile, e tem passagem de volta comprada para o próximo sábado (21), deverá:
comparecer a todos os atos processuais (seja presencialmente ou de forma virtual);
deverá obrigatoriamente informar ao juízo eventual alteração de endereço;
comunicar ao juízo onde tramita o processo a data em que deixará o país.
Crime é inanfiançável
Em janeiro de 2023, o presidente Lula sancionou lei que equipara o crime de injúria racial ao de racismo, e aumentou a pena de um a três anos de reclusão e multa, para dois a cinco anos de prisão. Crimes com pena maior do que quatro anos de prisão são ainda inafiançáveis e imprescritíveis.
A empresa Trem do Corcovado informou que repudia qualquer tipo de preconceito, que a lei deve ser aplicada de forma implacável para coibir novos casos e que prestou toda assistência ao funcionário ofendido.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.