Inspirado em Florianópolis: aeroportos terão salas especiais para passageiros autistas

O governo federal anunciou que aeroportos brasileiros terão salas especiais para passageiros autistas e com outras neuro divergências. O programa, anunciado nesta terça-feira (5), foi inspirado nos Zurich Airport, responsável pela criação de salas sensoriais no aeroporto de Florianópolis.

salas especiais para passageiros autistas no Floripa Airport, foto mostra sala com almofadas e tapetes coloridos, luzes sortidas no tero e a parede com atividades manuais

Programa que instalará salas especiais para passageiros autistas em aeroportos brasileiros foi inspirado no Floripa Airport, que já possui uma sala multissensorial – Foto: Floripa Airport/Divulgação/ND

Conforme o Ministério de Portos e Aeroportos, o objetivo é implantar 20 salas especiais para passageiros com transtorno do espectro autista (TEA) e outras neuro divergências até 2026. Segundo o governo federal, atualmente cerca de 200 mil passageiros com estas necessidades circulam por aeroportos brasileiros.

Governo federal traça cronograma para instalação de salas especiais para passageiros autistas em aeroportos*

Segundo o ministério, as  salas especiais para passageiros autistas serão multissensoriais para oferecer estímulos visuais, táteis e auditivos com o intuito de promover relaxamento, concentração e bem-estar. Além disso, o governo federal anunciou que serão implementadas salas de acomodação, com estímulos reduzidos para acolher passageiros durante momentos de crise.

Estão previstas também reavaliações de procedimentos para melhoria da experiência do passageiro com TEA, tanto em voo quanto em solo; e a disponibilização de capacitação para os profissionais do setor, bem como promoção de conscientização e sensibilização dos demais passageiros e profissionais.

“Ambos os espaços serão acessíveis a todas as faixas etárias e estarão disponíveis para passageiros com outras neuro divergências, garantindo um acolhimento inclusivo para todos”, informou o ministério ao lembrar que seis salas especiais para passageiros autistas serão implementadas no primeiro trimestre de 2025.

“Instalaremos essas salas nos principais aeroportos do Brasil. Temos atualmente quatro salas multissensoriais instaladas em aeroportos. Em novembro inauguraremos mais uma em Natal; e até o primeiro trimestre de 2025, mais seis salas multissensoriais. Nossa meta é que todos aeroportos das capitais e os principais, com maior fluxo, possam ter instaladas essas salas. Tudo sem nenhum custo para a União”, acrescentou.

A iniciativa é inspirada em duas experiências de salas sensoriais instaladas pela Concessionária Zurich Airport nos aeroportos de Florianópolis, em Santa Catarina, e Vitória, no Espírito Santo.

*Com informações da Agência Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.