MP abre inquérito para apurar causas e responsabilidade pelo incêndio que atingiu Shopping 25 de Março


O teto colapsou e os bombeiros estimam que 200 lojas foram atingidas pelo incêndio. Promotor quer saber a existência ou não de documentação necessária para o funcionamento do estabelecimento, além de eventual omissão na fiscalização pelo poder público municipal. Fogo atinge Shopping 25, no Brás
O Ministério Público abriu inquérito nesta quarta-feira (30) para apurar as causas e os responsáveis pelo incêndio que atingiu o Shopping 25, no Brás, região central de São Paulo.
O fogo teve início por volta das 6h40 desta quarta-feira (30) e foi controlado após cerca de seis horas. O teto colapsou e os bombeiros estimam que 200 lojas foram atingidas pelo incêndio.
O promotor de Habitação e Urbanismo Moacir Tonani Junior quer saber a existência ou não de documentação necessária para o funcionamento do estabelecimento, além de eventual omissão na fiscalização pelo poder público municipal.
“Queremos apurar a documentação do imóvel acerca da regularidade, tanto do AVCB, expedido pelo Corpo de Bombeiros, como as licenças de funcionamento, expedidas pela municipalidade, pela subprefeitura”, diz Tonani Junior.
Em uma consulta ao Cadastro de Edificações do Município (CEDI), é possível ver que o imóvel na Rua Barão de Ladário, está irregular desde 2019. É o documento equivalente ao Auto de Conclusão, ao Habite-se, ao Auto de Vistoria e ao Alvará de Conservação. Pode ser utilizado para instruir pedidos de Licença de Funcionamento, Aprovação de Reformas e para comprovar a regularidade do imóvel perante o INSS, a fiscalização municipal e o Cartório de Registro de Imóveis.
O g1 procurou e aguarda posicionamento da Prefeitura de São Paulo para saber por quais motivos o prédio está registrado como irregular e se era o caso de ser embargado pela subprefeitura.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) do shopping venceu em agosto, mas segundo o promotor, é preciso checar se os bombeiros deram um prazo para regularização.
O incêndio
Pelo menos 24 viaturas e 76 bombeiros foram ao local para tentar controlar as chamas. Do lado de fora do shopping saía uma fumaça escura de mais de 150 metros de altura. Parte do teto do shopping desabou por volta das 8h.
“Estima-se que cerca de 200 pequenas lojas tenham sido atingidas pelo incêndio, que resultou no colapso do telhado. Entretanto, a Defesa Civil informa que não há risco de colapso estrutural total da edificação”, informou a Defesa Civil em nota.
O prédio vizinho também precisou ser evacuado.
Segundo a Defesa Civil, uma vez que o fogo foi controlado, os bombeiros puderam entrar no shopping para fazer o combate interno das chamas.
FOTOS: veja as imagens de destruição em megaincêndio no Brás
Bombeiros atuando no combate às chamas que atingem o Shopping 25, no Brás
LEIA MAIS:
‘Não dá para buscar roupa, sai daí’: vídeo mostra gritaria e desespero no shopping do Brás no início do incêndio
Corpo de Bombeiros diz que shopping do Brás alvo de mega incêndio está com auto de vistoria vencido desde agosto
Três pessoas inalaram de fumaça e foram encaminhadas ao Pronto-Socorro do Hospital do Tatuapé, na Zona Leste. Uma delas é uma funcionária de uma das lojas do shopping, que foi encontrada desacordada na calçada. Ela está em observação, e seu estado de saúde é estável.
Testemunhas contaram que as pessoas conseguiram sair antes que as chamas se propagassem.
As causas do fogo ainda não foram esclarecidas pelas autoridades. Lojistas contaram à TV Globo que o shopping ficou sem energia elétrica na tarde de terça (29). Ainda não há confirmação dos bombeiros se há relação entre a falta de luz e o incêndio.
A Enel desligou a rede da área afetada para eliminar risco elétrico. A concessionária ainda disse que “não recebeu nenhum acionamento referente a falta de luz na rua, durante a madrugada e noite de ontem”.
Vídeos gravados por lojistas mostram bombeiros civis do shopping pegando mangueiras para tentar apagar as chamas (veja abaixo).
“A Sabesp foi acionada, esteve no local e constatou que não houve desabastecimento de água no local para controle das chamas. Hidrantes em bom funcionamento e com boa vazão de água”, informou o governo estadual em nota.
Esse é o segundo incêndio na região do Brás nessa semana. No domingo (27), outro incêndio atingiu um galpão de compras na região, que ficou completamente destruído na rua Doutor João Alves de Lima.
Veja imagens do incêndio:
Vídeo mostra gritaria e desespero no início do incêndio que atinge shopping na região do Brás
Vista da Mooca, na Zona Leste, mostra o tamanho do incêndio que acontece na rua Barão de Ladário, no Brás, Centro de SP, na manhã desta quarta-feira (30).
Reprodução/Arquivo pessoal
Incêndio no Shopping 25, na região do Brás
Incêndio atinge shopping na região do Brás
Reprodução/TV Globo
Incêndio no Shopping 25, na região do Brás
Reprodução/TV Globo
Bombeiros tentam liberar hidrante para combater incêndio na região da 25 de março
TV Globo
Incêndio no Shopping 25, na região do Brás
Reprodução/TV Globo
Bombeiros sobem em torre para combater incêndio na região do Brás, em SP
TV Globo
Incêndio no Shopping 25, na região do Brás
Reprodução/TV Globo
Incêndio no Shopping 25, na região do Brás
Reprodução/TV Globo
Movimentação de pedestres próximo de um shopping de compras na rua Barão de Ladário, no Brás, Centro de São Paulo, atingido por um incêndio.
Reprodução/TV Globo
Incêndio no Shopping 25, na região do Brás
Reprodução/TV Globo
Fumaça de incêndio em shopping toma conta de ruas movimentadas com pessoas
Reprodução/Redes sociais
Adicionar aos favoritos o Link permanente.