Rio tem esquema especial de trânsito para Concurso Nacional Unificado

De acordo com a Cesgranrio, instituição responsável pela organização do concurso, os principais pontos de concentração de participantes no município serão os bairros de Bonsucesso, Maracanã, Tijuca, Centro, Botafogo e Gávea. O município do Rio montou um esquema especial de trânsito para o Concurso Nacional Unificado (CNU) que acontece neste domingo (18) em todo o Brasil. No município, o transporte público vai operar com frota aumentada e intervalos reduzidos.
Em toda a cidade, 125.518 candidatos estarão distribuídos por 276 locais onde as provas serão aplicadas. As provas do CNU serão realizadas em dois turnos.
Pela manhã, os locais de realização do exame serão abertos às 7h30 e fecharão às 8h30, com o início das provas às 9h. À tarde, os portões abrirão às 13h e fecharão às 14h, com as provas começando às 14h30.
De acordo com a Cesgranrio, instituição responsável pela organização do concurso, os principais pontos de concentração de participantes no município serão os bairros de Bonsucesso, Maracanã, Tijuca, Centro, Botafogo e Gávea.
Para estas regiões, haverá operação especial de trânsito organizada pela CET Rio, com o apoio da Guarda Municipal. A Comlurb também vai disponibilizar equipes para garantir a limpeza das vias próximas aos locais de prova.
Veja esquema do transporte público:
Ônibus municipais
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) afirma que o serviço será com 60% da frota disponível nos dias úteis entre 3h e meio-dia. O esquema especial vale para todas as empresas integrantes dos consórcios (Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz) que operam o serviço.
BRT
A MOBI Rio, empresa municipal responsável por administrar o BRT, informa que os quatro corredores do sistema (Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil) terão reforço na frota de ônibus articulados para o transporte dos participantes do Concurso Nacional Unificado, neste domingo.
Metrô
Para garantir o deslocamento dos candidatos em direção aos locais de prova, o MetrôRio informa que o horário de abertura de todas as estações será antecipado para 6h30, meia hora antes do início das operações aos domingos. O fechamento ocorrerá às 23h, seguindo o funcionamento normal do dia. A linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.
Trens
Neste domingo, os candidatos poderão contar com os trens da SuperVia para chegar até os locais das provas. As composições seguirão a grade horária de sábado, com mais viagens e intervalos médios reduzidos:
nos ramais Japeri e Santa Cruz, de 20 minutos, das 6h às 08h;
no ramal Belford Roxo, de 30 minutos, das 6h20min às 8h;
e, no ramal Saracuruna, de 30 minutos no trecho Saracuruna x Gramacho, e de 15 minutos no trecho Gramacho x Central do Brasil, da abertura até as 8h.
Para o retorno da prova, os trens vão seguir a grade regular de sábado, que normalmente disponibiliza trens com intervalos mais curtos. Nos fins de semana e feriados, a SuperVia lembra que os trens operam em horários fixos e os passageiros podem se programar planejando a viagem.
VLT
Para facilitar o deslocamento dos candidatos aos locais de prova, a concessionária VLT Carioca informa que irá operar, das 5h às 14h, com intervalos especiais de 12 minutos na linha 1 (Terminal Gentileza x Santos Dumont).
Nas demais linhas (2 – Praia Formosa x Praça XV; 3 – Central x Santos Dumont; e 4 – Terminal Gentileza x Praça XV), as viagens ocorrerão com os intervalos praticados aos domingos: de 12 a 20 minutos nas linhas 3 e 4 e de até uma hora na linha 2.
Barcas
A concessionária CCR Barcas informa que, no próximo domingo, as embarcações irão operar com intervalos de uma hora na linha Arariboia: das 6h às 23h (trajeto Praça XV – Arariboia) e das 5h30 às 23h30 (trajeto Arariboia – Praça XV). Haverá reforço nas equipes de atendimento nas estações e embarcação extra para atender possível aumento no número de passageiros.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.