Em abril, Amazônia registra menor área desmatada em 4 anos; o Cerrado, a maior

em-abril,-amazonia-registra-menor-area-desmatada-em-4-anos;-o-cerrado,-a-maior

Em abril, 782 km² do Cerrado ficaram sob alerta de desmatamento. É a maior área para o mês desde o começo da monitoração, em 2019. Em relação a abril de 2022, o aumento foi de 31%. Ritmo do desmatamento da Amazônia e do Cerrado têm movimentos opostos
Dois biomas brasileiros viveram situações opostas em abril.
Um “hotspot de biodiversidade”. O termo é usado no mundo inteiro para classificar lugares com espécies únicas de vegetação e de animais, que estão ameaçados. É o caso do Cerrado brasileiro.
Em abril, 782 km² do bioma ficaram sob alerta de desmatamento. É a maior área para o mês de abril desde o começo do monitoramento, em 2019. Em relação a abril de 2022, aumento 31%.
Os pesquisadores do Inpe sempre recomendam fazer comparações entre períodos maiores. É que em apenas 30 dias, a cobertura de nuvens pode prejudicar a leitura dos dados fornecidos por satélites. Mas mesmo na comparação do acumulado do ano, o desmatamento no Cerrado é o mais alto já registrado.
Nos quatro primeiros meses de 2021, foram 1.136 km².
No mesmo período de 2022, subiu para quase 1.900 km².
E este ano, passou de 2.200 km².
“Uma vez que você coíbe o desmatamento numa determinada região, há a possibilidade que desmatadores migrem para outras regiões dentro do próprio bioma ou para áreas adjacentes, como, por exemplo, migrar da Amazônia para o Cerrado”, explica Luiz Aragão, chefe da divisão de observação da Terra no Inpe.
O Ministério do Meio Ambiente disse que vai fiscalizar as autorizações de desmatamento do Cerrado que são emitidas pelos governos estaduais.
“O que a gente está observando nos estados brasileiros é que têm crescido nos estados brasileiros o número de autorizações de supressão de vegetação para a gente ter o controle e poder dizer para a população se aumentou ou diminuiu o desmatamento ilegal ou o desmatamento autorizado”, conta André Lima, secretário de Controle de Desmatamento.
O Cerrado é segundo maior bioma do país, só perde para a Amazônia, onde o desmatamento está em queda. Em abril, o Brasil perdeu 329 km² de floresta – a menor taxa para o mês em 4 anos.
No acumulado dos 4 primeiros meses do ano, os alertas desmatamento tiveram recorde em 2022. Foram quase 2 mil km² desmatados. De janeiro a abril deste ano, houve queda de 40%.
“A gente pode dizer que já é um sinal de que as ações que vêm sendo implementadas no âmbito do Plano de Controle e Prevenção do Desmatamento da Amazônia já vêm começando a gerar algum resultado”, conclui o secretário André Lima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.