Dário sanciona doações de áreas de Campinas para SP criar novo complexo policial; veja proposta

Texto do PL estipula que estado deve dar destinação às áreas em até 5 anos. Secretaria de Segurança diz que futura obra não implica na desativação de nenhum unidade; veja detalhes. Prédio atual da 2ª Seccional de Campinas
Giuliano Tamura/EPTV
Campinas (SP) sancionou na tarde desta sexta-feira (12) o projeto de lei (PL) que destina duas áreas municipais ao governo de São Paulo para que a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) crie um novo complexo policial na cidade. O objetivo, diz a pasta, está em “adequação” da estrutura instalada na metrópole, e há promessa de que a futura obra “não implica na desativação de nenhuma unidade”.
A publicação será realizada no Diário Oficial do município nesta segunda-feira (15). Os dois terrenos fazem limite entre si na Vila Pompéia e Cidade Jardim, na região Sul de Campinas. Juntos, eles têm 5,87 mil m² e o estado tem prazo de cinco anos para viabilizar as estruturas, conforme texto do PL.
“A gente pretende fazer um prédio moderno, que vai deixar aquela região toda iluminada para levar não só o efetivo, mas também a sensação de segurança para a região”, diz nota divulgada pelo diretor do Departamento de Polícia Judiciária 2 (Deinter-2), Fernando Bardi, por meio da assessoria da prefeitura.
O PL foi criado pelo Executivo e assinado pelo prefeito, Dário Saadi (Republicanos), em setembro de 2022. O texto menciona que o objetivo é atender à solicitação do governo de São Paulo para viabilizar um novo prédio para a 2ª Delegacia Seccional para “melhor atendimento da população”.
O projeto havia sido aprovado em segunda discussão pela Câmara dos Vereadores em 17 de abril.
Bardi e Dário em assinatura para doações de terrenos de Campinas ao governo de SP
Eduardo Lopes/PMC
Clique e veja íntegra do PL
O que prevê o projeto?
De acordo com a SSP-SP, o novo complexo policial irá abrigar:
nova sede da 2ª Delegacia Seccional
plantão 24h da DDM
sede do 2º Distrito Policial e as unidades prisional e de ensino da Academia de Polícia
A pasta não divulgou até o momento o prazo para obras, previsão de início dos atendimentos e qual será o valor do investimento necessário. À época da aprovação do texto pelo Legislativo, a secretaria informou somente que a contratação do projeto básico terá início assim que a doação do terreno for sancionada pelo município […] e que somente após a conclusão dele terá estimativa do aporte.
Atualmente, o 2º Distrito Policial fica na região do São Bernardo, onde há uma cadeia anexa.
Já a 2ª Seccional foi aberta em fevereiro de 2014 no Jardim Londres, após uma série de atrasos na construção desde o anúncio inicial pelo estado, enquanto a 2ª DDM começou a funcionar em novembro de 2016, mas somente em fevereiro de 2019 passou a ter funcionamento 24 horas.
A assessoria da SSP-SP não respondeu à época em que o PL foi aprovado pela Câmara se os atuais prédios das delegacias serão utilizados posteriormente em outras atividades da Polícia Civil.
O g1 questionou a pasta se houve atualizações no cronograma desde então e aguarda resposta.
LEIA MAIS
Déficit da Polícia Civil na região de Campinas supera média estadual
Região de Campinas tem apenas 1 de 11 delegacias da mulher com funcionamento 24 horas
Conheça o novo diretor do Deinter-2 e veja quais serão os focos de atuação dele para a região
2ª DDM de Campinas funciona 24h desde 2019
Fernando Evans/g1
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.