Rio Acre tem aumento de quase 1 metro na capital e Defesa Civil monitora igarapés após fortes chuvas

rio-acre-tem-aumento-de-quase-1-metro-na-capital-e-defesa-civil-monitora-igarapes-apos-fortes-chuvas


Defesa Civil Municipal informa que previsão é de mais chuvas nesta quinta-feira (22). Rio Acre está próximo da cota de atenção que é de 10 metros. Rio Acre antes das fortes chuvas desta quinta-feira (22)
Victor Lebre/g1
Desde a noite desta quinta-feira (22), uma forte chuva cai em Rio Branco. Por conta disso, o rio Acre na capital teve o aumento de quase um metro e chegou a 9,20 metros na medição das 6h, muito próximo da cota de atenção que é de 10 metros. De acordo com a Defesa Civil Municipal, a situação é ‘complexa e preocupante’.
LEIA MAIS:
Nível do Rio Acre cresce em cidades do interior e diminui na capital nesta quarta-feira (21); veja medições
Brasiléia registra pontos de alagação e água invade rodovia após 100 milímetros de chuva
VÍDEO: Igarapé transborda e água invade rodovia no interior do Acre
Rio Acre sobe mais de dois metros em 24h e volta a se aproximar da cota de atenção
O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, em entrevista à CBN na manhã desta quinta, disse que as alterações no rio aconteceram pela quantidade de chuvas desde o dia anterior, que marcava 8,36m. “Nós tivemos uma alteração. Não poderia ter sido de outra maneira, porque a chuva está forte não só agora de manhã, mas durante toda a noite”, diz.
Falcão explicou que não só Rio Branco está com a situação preocupante, mas as outras cidades do Acre que estão com aumento nos níveis do rio. “Durante essas últimas 24 horas nós tivemos quase 1 metro de aumento. Agora pela manhã o rio Acre está medindo 9,20 metros, mas nossas atenções se voltam evidentemente para outros municípios, no caso, Assis Brasil que já alcançou a cota de alerta. Já temos famílias que estão desalojadas, desabrigada lá em Assis Brasil e Brasiléia também. Nós tivemos o aumento de mais de 6 metros em Assis Brasil e Brasiléia mais de 4 metros, Xapuri, Capixaba e Rio Branco da mesma maneira, então nos trás grande preocupação”, informa.
Com relação aos igarapés, que no ano passado transbordaram e atingiram mais de 27 mil pessoas, o coordenador afirma que há equipes para realizar vistorias e verificar o nível desses riachos.
“Com relação aos igarapés, nós estamos montando equipes da Defesa Civil para poder vistoriar a todos os igarapés aqui de Rio Branco para verificar como estão os níveis e as situações que nós podemos passar. Um ponto de monitoramento importante pra nós fica no Conjunto Universitário, conhecido como a estrada da penal, que vai para o presídio. É um local importante de monitoramento para verificar como as águas se comportam”, explica.
Falcão faz um alerta à população sobre o momento complicado. “Nesse momento nós chamamos a atenção de toda a população, nós temos o rio bem próximo de 10 metros e nós podemos atingir a cota de 10 metros em Rio Branco sem a interferência das águas que vem de Assis Brasil, Brasiléia e outros municípios. Sem contar os dois países vizinhos: Bolívia e Peru, que nessas últimas 24h somam 180 milímetros de chuva”, alarma.
Níveis do Rio Acre e seus Principais Afluentes – Medição às 6h desta quinta-feira (22):
Rio Branco: 9,20 metros (aumento de 84 centímetros em 24 horas)
Assis Brasil: 11,55 metros (aumento de 5,97 metros em 24 horas)
Brasiléia: 7,71 metros (aumento de 3,92 metros em 24 horas)
Xapuri C. Dolores: 10,83 metros (aumento de 5,65 metros em 24 horas)
Xapuri: 9,05 metros (aumento de 4,40 metros em 24 horas)
Capixaba: 8,04 metros (aumento de 2,99 metros em 24 horas)
Espalha: 5,79 metros (aumento de 62 centímetros em 24 horas)
Riozinho do Rola: 7,75 metros (aumento de 62 centímetros em 24 horas)
Porto Acre: 7,84 metros (aumento de 39 centímetros em 24 horas)
Vídeos: g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.