Janeiro de 2024 já registra o dobro de casos de dengue em relação ao mesmo período do ano passado em BH

janeiro-de-2024-ja-registra-o-dobro-de-casos-de-dengue-em-relacao-ao-mesmo-periodo-do-ano-passado-em-bh


Em todo mês de janeiro de 2023 foram confirmados 316 casos. Neste ano, até o dia 26, já foram 665, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Agentes de vigilância em saúde fiscalizam e orientam moradores sobre focos do mosquito Aedes aegypti
GETTY IMAGES via BBC
Belo Horizonte já confirmou 665 casos de dengue este ano, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O número é mais que o dobro do registrado em todo o mês de janeiro de 2023: 316 casos.
“Neste mês, considerando os centros de saúde e UPAs, foram cerca de 19 mil atendimentos a casos suspeitos de dengue e outras arboviroses – dos quais 665 já foram confirmados”, informou a prefeitura em nota.
Governo de Minas decreta situação de emergência devido ao alto número de casos de dengue
Minas Gerais é o estado com mais casos prováveis de dengue em todo o Brasil, veja ranking
Só neste final de semana, 759 pessoas procuraram os postos de saúde com sintomas da doença na cidade. Em todo o mês de janeiro de 2023, 2,2 mil atendimentos foram realizados.
Alerta
Em dezembro de 2023, o número de pessoas infectadas com o vírus da dengue foi dez vezes maior do que em dezembro de 2022 (veja abaixo).
Casos confirmados de dengue em BH
Situação de emergência em Minas Gerais
O governo de Minas Gerais decretou situação de emergência por causa da dengue no estado. De acordo com o painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde com dados contabilizados até sexta-feira (26), foram registrados 21.573 casos neste ano, uma alta de 87,75% em relação ao último boletim divulgado, na segunda-feira (22). Um óbito foi confirmado e 34 estão em investigação.
O total de casos de chikungunya chega a 5.867. Uma morte pela doença foi confirmada.
Doenças e mudanças climáticas
O Ministério da Saúde fez uma projeção de casos de dengue para 2024 e afirmou que Minas Gerais tem “potencial epidêmico” de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo a secretaria, com a chegada do período chuvoso e das temperaturas elevadas, historicamente o número de casos de dengue, chikungunya e zika sobe significativamente.
E neste verão, a probabilidade deve ser potencializada por causa das mudanças climáticas e dos efeitos do El Niño.
Neste ano, os casos de dengue em todo o estado de Minas Gerais devem ultrapassar os 400 mil, de acordo com a previsão da Secretaria Estadual de Saúde.
De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pela pasta, até esta segunda-feira (22), foram registrados 11.490 casos de dengue no estado. Um óbito foi confirmado e 14 estão em investigação.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.