VW destinará R$ 5,4 Bilhões para picape, SUV e tecnologia híbrida-Leve

vw-destinara-r$-5,4-bilhoes-para-picape,-suv-e-tecnologia-hibrida-leve

Montadora alemã planeja investir R$ 5,4 bilhões entre 2026 até 2028Divulgação/Volkswagen

Ontem, divulgamos que a Fiat fará o anúncio dos seus investimentos no final de fevereiro, e agora é a vez da Volkswagen, que informará a destinação de 1 bilhão de euros (R$ 5,4 bilhões) em um evento marcado para o dia 1º de fevereiro aos jornalistas. Algumas fontes do sindicato dos metalúrgicos, ligado às fábricas da empresa, já indicaram possíveis destinos para esse montante que será entre 2026 e 2028.  

A Volkswagen revelou o valor investido no Brasil em julho de 2023, com o objetivo de crescer até 40% no mercado. Segundo informações sindicais, uma parte considerável será destinada à produção da picape pequena baseada na Tarok, que será posicionada entre a Saveiro e a Amarok e competirá com Chevrolet Montana e Fiat Toro. Outro destaque é um SUV compacto de entrada, posicionado abaixo do Nivus e do T-Cross, que deve concorrer com modelos como o Fiat Pulse. Por fim, há um investimento voltado para o motor global da Volkswagen que substitui o 1.4 TSI – seria um 1.5 turbo com sistema híbrido-leve.

O Sindicato de São José dos Pinhais, no Paraná, informou que a fábrica da Volkswagen produzirá a picape compacta baseada no modelo Tarok, apresentada no Salão do Automóvel de 2018. O veículo virá na nova plataforma MQB-A 0, equipado com o motor 1.5 TSI EVO2 (turbo híbrido-leve) de 150 cv e 25,5 kgfm.

Esse motor será fabricado na fábrica de São Carlos, interior de São Paulo, como parte do investimento da Volkswagen no Brasil. A unidade, dedicada à produção de motores da VW, fabricará o motor com sistema híbrido-leve de 48V e híbrido plug-in. Essa tecnologia permitirá a desativação de cilindros em movimento e o uso de um turbo de geometria variável.

Volkswagen Tarok usará a mesma plataforma do T-Cross e será produzida na mesma fábrica do SUV da VW; picape deverá chegar em 2026 no mercado brasileiro Divulgação

Por fim, a sede da montadora em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, será responsável pela produção de dois veículos híbridos internamente chamados de “EVO”. No entanto, os modelos exatos ainda não foram revelados. É sabido que esses veículos utilizarão a plataforma MQB-A0, a mesma que deverá equipar a picape Tarok.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.