Justiça converte em preventiva a prisão dos pais cujo filho foi encontrado morto com sinais de desnutrição e maus-tratos

justica-converte-em-preventiva-a-prisao-dos-pais-cujo-filho-foi-encontrado-morto-com-sinais-de-desnutricao-e-maus-tratos

justica-converte-em-preventiva-a-prisao-dos-pais-cujo-filho-foi-encontrado-morto-com-sinais-de-desnutricao-e-maus-tratos


Outras duas crianças estavam na casa da família, em Tanguá, com os mesmos sinais; elas foram encaminhadas para serem cuidadas por parentes. Pais são presos por homicídio culposo e abandono de filho de 10 anos
Reprodução
O juiz Rafael de Almeida Rezende, da 1ª Vara Criminal de Itaboraí, converteu a prisão em flagrante para preventiva de Edson Candida Emerencio e Sabrina dos Santos Andrade Emerencio.
Eles são os pais de um menino de 10 anos, que foi encontrado morto na residência da família, em Tanguá, na Região Metropolitana do RJ, com sinais de desnutrição e maus-tratos.
Outras duas crianças, também filhas do casal, foram encontradas no local com os mesmos sinais. De acordo com a Prefeitura de Tanguá, elas foram levadas para a casa de familiares, onde estão sendo cuidadas.
Na audiência de custódia do casal, o juiz disse que levou em conta os depoimentos colhidos pela 70ª DP, que investiga o caso, e documentos médicos sobre o estado da criança.
“Os custodiados não tiveram cuidados básicos com seus filhos, como alimentação e higiene, o que gerou complicações na saúde de todos, causando a morte de um deles. Saliente-se que a criança tenha sido internada recentemente duas vezes por apresentar quadro grave de desnutrição e desidratação, seus genitores continuaram se omitindo quanto aos seus deveres legais, demonstrando não se importar com o possível resultado morte”, escreveu o magistrado na sentença.
Ele destacou ainda o depoimento da filha do casal, que disse que ela e seus irmãos estavam há três dias sem comer.
Ministério Público deve mudar tipificação do crime
Inicialmente, Edson e Sabrina foram presos por abandono material, mas, de acordo com o Ministério Público, elementos da investigação indicam a possibilidade de mudança na tipificação do crime para homicídio doloso, quando há a intenção de matar.
O caso
Edson e Sabrina Emerencio foram presos na casa deles, em Chácaras do Pinhão, em Tanguá, Região Metropolitana do Rio, após a polícia receber informações que um menino estava morto no local.
A casa estava suja e insalubre, e a morte da criança foi confirmada. Outros dois filhos so casal de 8 e 13 anos, foram retirados do local, também com sinais de desnutrição e levados par aum hospital.
Segundo a investigação, os filhos ficavam dias sem comida e tinham marcas de agressões recentes e antigas pelo corpo.
Crianças tinham sinais de queimaduras
O menino de 8 anos precisou ser hospitalizado, pois estava com diarreia e desidratação, mas já teve alta.
De acordo com a polícia, a escola em que as crianças estudavam já havia notificado o Conselho Tutelar sobre o caso.
O g1 tenta falar com o Conselho Tutelar de Tanguá, mas até a publicação desta não obteve resposta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.