{"id":582604,"date":"2025-03-30T14:12:51","date_gmt":"2025-03-30T17:12:51","guid":{"rendered":"https:\/\/home.jornalfloripa.com.br\/lernoticia\/582604"},"modified":"2025-03-30T14:12:51","modified_gmt":"2025-03-30T17:12:51","slug":"aprofundamento-da-baia-da-babitonga-vai-reduzir-custos-para-os-navios-entenda","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/home.jornalfloripa.com.br\/lernoticia\/582604","title":{"rendered":"Aprofundamento da Ba\u00eda da Babitonga vai reduzir custos para os navios; entenda"},"content":{"rendered":"
\"\"<\/p>\n

O aprofundamento do canal de acesso \u00e0 Ba\u00eda da Babitonga, no Norte de Santa Catarina, deve reduzir os custos das empresas para movimenta\u00e7\u00e3o de cargas no Porto de S\u00e3o Francisco do Sul, o maior do estado. A profundidade do canal passar\u00e1 de 14 para 16 metros e as obras devem ser conclu\u00eddas at\u00e9 2026, segundo o governo estadual.<\/p>\n

\"Aprofundamento<\/p>\n

Aprofundamento do canal da Ba\u00eda da Babitonga deve reduzir custos para as empresas \u2013 Foto: Divulga\u00e7\u00e3o\/PSF\/ND<\/p>\n<\/div>\n

Atualmente, as embarca\u00e7\u00f5es carregadas de mercadorias precisam fazer uma parada, no meio da Ba\u00eda, porque n\u00e3o conseguem percorrer os 17 km do canal durante a mar\u00e9 alta. O tempo de espera, que leva at\u00e9 24h, traz um custo extra estimado em R$ 150 mil por dia para as empresas.<\/p>\n

Ao todo, ser\u00e3o investidos R$ 324 milh\u00f5es na obra, que teve contrato assinado no dia 21 de mar\u00e7o pelo governador Jorginho Mello e os portos de S\u00e3o Francisco do Sul e Itapo\u00e1. Com base no valor economizado diariamente pelas empresas com o aprofundamento, a estimativa \u00e9 de que o retorno do valor aplicado leve 2160 dias, chegando a quase seis anos.<\/p>\n

A dragagem e o aprofundamento do canal devem viabilizar a atraca\u00e7\u00e3o e opera\u00e7\u00e3o de embarca\u00e7\u00f5es de at\u00e9 366 metros de comprimento. O Complexo Portu\u00e1rio da Babitonga ser\u00e1 o primeiro do Brasil com capacidade para receber navios desse porte.<\/p>\n

Financiamento da obra na Ba\u00eda da Babitonga ser\u00e1 via PPP<\/h2>\n

A obra ser\u00e1 viabilizada por meio de uma PPP (Parceria P\u00fablico Privada): o porto p\u00fablico de S\u00e3o Francisco aportar\u00e1 R$ 24 milh\u00f5es, e o terminal privado Itapo\u00e1 R$ 300 milh\u00f5es, investimento que ser\u00e1 devolvido parceladamente at\u00e9 dezembro de 2037. O ressarcimento ser\u00e1 realizado em cima do adicional de tarifas portu\u00e1rias geradas pelo acr\u00e9scimo no n\u00famero de navios e pelo aumento no volume de carga movimentada.<\/p>\n

\"Obra<\/p>\n

Obra no canal da Ba\u00eda da Babitonga ser\u00e1 financiada por meio de Parceira P\u00fablico Privada \u2013 Foto: Jonat\u00e3 Rocha\/Secom\/ND<\/p>\n<\/div>\n

Engordamento da praia<\/h2>\n

Estima-se que ser\u00e3o removidos cerca de 12,5 milh\u00f5es de metros c\u00fabicos de sedimentos. Parte do material deve ser utilizado para o engordamento da faixa de areia da orla de Itapo\u00e1 que, nos \u00faltimos anos, tem sofrido com eros\u00e3o mar\u00edtima.<\/p>\n

Cronograma<\/h2>\n

O edital para a escolha da empresa que realizar\u00e1 a obra j\u00e1 est\u00e1 dispon\u00edvel no\u00a0site do Porto de S\u00e3o Francisco\u00a0e a sess\u00e3o p\u00fablica de abertura das propostas ocorrer\u00e1 no in\u00edcio de junho A expectativa \u00e9 que as obras tenham in\u00edcio j\u00e1 em 2025 e sejam conclu\u00eddas j\u00e1 em 2026.<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O aprofundamento do canal de acesso \u00e0 Ba\u00eda da Babitonga, no Norte de Santa Catarina, deve reduzir os custos das empresas para movimenta\u00e7\u00e3o de cargas no Porto de S\u00e3o Francisco do Sul, o maior do estado. A profundidade do canal passar\u00e1 de 14 para 16 metros e as obras devem… Continue lendo → <\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-582604","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/home.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/582604","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/home.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/home.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/home.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/home.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=582604"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/home.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/582604\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/home.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=582604"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/home.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=582604"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/home.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=582604"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}