‘Ele saiu do carro, cabo energizou e não deu nem tempo’, diz testemunha sobre motorista que morreu eletrocutado após fio de alta tensão atingir veículo

‘ele-saiu-do-carro,-cabo-energizou-e-nao-deu-nem-tempo’,-diz-testemunha-sobre-motorista-que-morreu-eletrocutado-apos-fio-de-alta-tensao-atingir-veiculo


Vítima de 62 anos estava trafegando pela rua Pedro de Toledo, no bairro Moema, Zona Sul de SP, quando um cabo caiu sobre o carro após ser atingido por uma árvore. Segundo bombeiros, ele saiu do veículo e morreu; passageira não se feriu. Motorista morre eletrocutado após fio de alta tensão cair em carro na Zona Sul de SP
Reprodução/TV Globo
Um motoboy relatou à TV Globo que tentou ajudar o casal que estava dentro do carro atingido por um cabo energizado na Rua Pedro de Toledo, em Moema, Zona Sul de São Paulo, durante a chuva forte de terça-feira (9). O motorista de 62 anos abriu a porta do veículo e morreu eletrocutado.
“Tinha muito fogo aqui. Começou na banquinha, aí o cabo caiu e estava tudo energizado. Eu vim pra fora porque a moto estava perto do fogo. Aí quando vi eles, chamei o bombeiro do hospital para tentar ajudar os dois [motorista e passageira]. Só que quando a gente chegou, ele [bombeiro] pediu bastante pra ele [motorista] não sair do carro. Ele saiu logo, aí o cabo energizou nele. Na hora ele caiu, não deu nem tempo”, afirmou Robson Oliveira dos Santos.
“Eu pedi para ela [mulher] não sair também e a gente conseguiu que ela não saísse. Depois falei para pegarmos o extintor para não pegar fogo no carro. Aí deu certo de não pegar fogo no carro”, ressaltou o motoboy.
Leia também
Entenda por que devemos ficar dentro do carro durante chuva com raios e quando fios de alta tensão se rompem; medida é explicada pelo princípio da Gaiola de Faraday
Por que é importante e ao mesmo tempo tão difícil enterrar os cabos elétricos de São Paulo
A vendedora Maria de Lurdes também relatou que presenciou o momento em que o fio de alta tensão caiu no veículo onde estava o motorista e uma passageira.
“Estourou ali e pegou fogo. Aí o fio quebrou e enrolou no carro dele. Ele deu ré. Quando ele deu ré ele não pôde sair mais e ficou com medo. Nós falamos ‘corre, corre, chega mais pra lá, chega mais pra lá’, mas aí não tinha como ele chegar”, afirmou.
Fio de alta tensão atingiu carro na Zona Sul de SP; motorista de 62 anos morreu eletrocutado
Reprodução/TV Globo
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo estava em frente do Hospital do Servidor Público Estadual, onde a mulher do motorista trabalha como auxiliar de enfermagem.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), equipes do Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram até o local e prestaram os socorros, mas o motorista não resistiu. A identidade dele não foi divulgada.
Já a mulher de 60 anos, que também estava no veículo, não se feriu. Ela foi encaminhada ao Hospital do Servidor, onde recebeu assistência médica.
Ainda conforme a SSP, o caso foi registrado como morte suspeita pelo 27º DP, que requisitou perícia.
Chuva pelo segundo dia seguido
São Paulo está em estado de atenção para alagamentos
Pelo segundo dia seguido, a cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos devido à chuva e às rajadas de vento na tarde desta terça-feira (9).
O alerta para toda a capital foi emitido pelo Centro de Gerenciamento de Emergencias Climáticas (CGE) da prefeitura por volta das 16h50.
Perto da Rodoviária do Tietê, na Zona Norte, uma estrutura metálica despencou do prédio do Arquivo Público do Estado de São Paulo e atingiu a fiação, deixando o entorno sem energia.
O vento passou de 90 km/h na região do Aeroporto do Campo de Marte.
Estrutura metálica do prédio do Arquivo do Estado cai perto de banca próxima à Rodoviária do Tietê
Gladston Angelo da Costa/Arquivo Pessoal
Imagens registradas no Vale do Anhangabaú mostram uma ventania intensa na região central (veja vídeo abaixo). A rua José Paulino, no Bom Retiro, ficou alagada.
Uma árvore de grande porte caiu na Rua Abílio Soares, no Paraíso, e atingiu dois carros. Em Moema, o alagamento deixou a Alameda dos Jamaris, entre a Alameda Iraê e Avenida Ibirapuera, intransitável.
A Avenida 23 de Maio também ficou intransitável, nos dois sentidos, na altura do Viaduto General Euclides de Figueiredo (região do Ibirapuera).
Cidade de SP tem chuva com rajadas de vento e fica em estado de atenção para alagamentos
Na Zona Leste, a Avenida Celso Garcia também ficou alagada. Na Zona Norte, o hangar da PM no Aeroporto Campo de Marte foi destelhado.
Segundo a Defesa Civil, até as 18h, foram registrados 132 chamados para queda de árvores e um chamado para desabamento/desmoronamento.
Fachada do Arquivo Público do Estado de São Paulo fica com buraco após queda de estrutura metálica
Gladston Angelo da Costa/Arquivo Pessoal
Calor
A estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Mirante de Santana, Zona Norte de São Paulo, chegou a registrar 34,1°C nesta tarde, mesmo valor que registrava na segunda-feira (8), quando uma chuva intensa caiu sobre a capital.
Os ventos de até 77 km/h resultaram na queda de 200 árvores e deixaram diversos bairros da cidade sem energia elétrica.
Árvore cai na Rua Abílio Soares, Paraíso
Arquivo pessoal

Adicionar aos favoritos o Link permanente.