Dia do Gari: não haverá coleta de lixo nesta terça-feira (16), no DF; veja o que fazer

dia-do-gari:-nao-havera-coleta-de-lixo-nesta-terca-feira-(16),-no-df;-veja-o-que-fazer


Serviços normalizam nesta quarta-feira (17). Ponto facultativo dos profissionais foi assinado pelo governador do DF, em 2022. Gari limpa rua no Distrito Federal (foto de arquivo)
TV Globo/Reprodução
Não haverá coleta de lixo e limpeza das vias públicas nesta terça-feira (16), data em que se comemora o Dia do Gari no Distrito Federal. Os profissionais do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) recebem o dia de folga, conforma decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha, no ano passado.
No Dia Sem Lixo, a população deve manter o lixo dentro de casa ou do comércio e depositá-lo na rua apenas na quarta-feira (17).
Conforme Instrução Normativa do SLU, as atividades dos contratos de coleta seletiva e de triagem realizados por cooperativas também não serão prestadas nesta terça. O objetivo é impedir o acúmulo de resíduos nas Instalações de Recuperação de Recicláveis.
De acordo com o presidente do SLU, Silvio Vieira, a ideia é chamar a atenção para a questão da limpeza urbana e para a valorização dos garis, que “nunca param para manter o DF limpo e promover saúde para toda a população”.
Os serviços serão retomados normalmente na quarta-feira, conforme o planejamento de cada empresa. O ponto facultativo não se aplica a servidores do SLU, usinas, aterro sanitário e dos papa-entulhos.
O que fazer no Dia Sem Lixo:
🏡 Mantenha os resíduos sólidos dentro de casa ou comércio e só disponha para coleta, na rua, na quarta-feira;
♻ Se preferir, utilize algum papa-lixo ou papa-entulho, conforme as especificidades de cada equipamento;
🗑 Evite jogar lixo nas ruas. Procure a lixeira mais próxima ou guarde o resíduo consigo até achar um local apropriado para descarte;
🗣 Propague a informação: comunique vizinhos, familiares e amigos sobre o Dia Sem Lixo e como eles podem ajudar na limpeza da cidade.
LEIA TAMBÉM:
Comerciantes do DF podem se tornar ‘Ponto de Coleta dos Correios’; veja como se cadastrar
VÍDEO: garis ‘dançarinos’ viralizam ao trabalharem no ritmo do funk, em Ceilândia, no DF
Coleta seletiva
Coleta seletiva em Samambaia, no Distrito Federal, em arquivo
Gabriel Jabur/Agência Brasília
A coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis (papel, papelão, plástico, isopor, metal) que são separados pelos cidadãos nas residências, assim como pelas empresas e instituições em suas instalações, sendo posteriormente encaminhados para a reciclagem.
Nos condomínios, além da infraestrutura necessária para separar os resíduos em recicláveis e não recicláveis, também é preciso orientar os funcionários da limpeza e contar com a participação efetiva dos moradores.
No DF, a coleta seletiva está implantada em várias regiões administrativas. O serviço é feito por empresas e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Veja aqui os locais, dias e horários da coleta seletiva
♻ Como separar os resíduos para a coleta seletiva
A separação dos resíduos deve ser feita usando duas lixeiras. Uma de lixo seco e outra para lixo orgânico.
🥤 Na lixeira de recicláveis secos pode ser descartado:
todo tipo de plástico
isopor
metal
embalagem longa vida
papéis e papelão
🍌 Na outra lixeira, vão os resíduos orgânicos:
restos de comida
papéis engordurados
guardanapos usados ou papéis molhados
saquinhos de chá
filtro de café
lixo de banheiro, fezes de animais
pequenas quantidades de madeira
folhas de plantas
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.