Os brasileiros parecem não confiar tanto na mídia

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Na última sexta, trouxemos aqui a pesquisa sobre a confiança dos americanos nos principais veículos de informação do país. Você pode relembrar aqui.

É claro que resolvemos fazer a nossa, e mais de 8 mil de vocês responderam, dizendo quanto confiam, de 0 a 10, em cada um dos principais veículos do país.

No gráfico acima, colocamos os nove que tiveram as melhores médias. Ao todo, listamos 26 canais de notícias, além das redes sociais — que não incluímos nessa categoria.

Mais curioso que o top-9 é observar a diferença de percepção sobre cada veículo de informação dependendo do perfil da pessoa.

Considerando o lado político 🥊

No geral, englobando todos os veículos, pessoas mais de esquerda tendem a confiar mais nos canais de mídia. O mesmo padrão aconteceu na pesquisa feita nos EUA. Em números…

  • A média do nível de confiança dos mais progressistas é de 5,1;
  • Enquanto isso, a dos mais conservadores fica em 4,2;
  • Já, a média de quem se considera de centro fica em 4,9.

Os veículos que mais fazem as duas pontas divergirem são a Jovem Pan, com um gap de 5,1 pontos a mais de confiança da direita (E: 1,7 | D: 6,8) e a Globo, com um gap de 4,9 pontos a mais de confiança da esquerda (E: 7,5 | D: 2,6).

Indo para as redes sociais… 📲

A plataforma que tem a maior confiança do público é o LinkedIn, com uma média geral de 6,6. Em seguida, vem o YouTube, com uma confiança de 5,2. Do outro lado, as piores médias foram TikTok (2,4) e Facebook (2,7).

Aqui, o padrão se inverte: As pessoas de direita têm uma confiança levemente maior que as pessoas de esquerda — 4,1 contra 3,8. As de centro têm média de 3,9.

Podíamos ficar aqui o dia todo… Além de lado político, também avaliamos as diferenças entre faixas de idade e sexo. Clique aqui se quiser mergulhar nos dados da pesquisa. 🤿

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