São Paulo tem o maior tempo de deslocamento do País e precisa dobrar rede de metrô, além de implantar 60 km de BRT, diz estudo

sao-paulo-tem-o-maior-tempo-de-deslocamento-do-pais-e-precisa-dobrar-rede-de-metro,-alem-de-implantar-60-km-de-brt,-diz-estudo

Segundo levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria) tempo gasto no transporte público é 29% maior, o que aponta distorção nos investimentos e prioridades do poder público

ADAMO BAZANI

A cidade de São Paulo tem o maior tempo de deslocamento médio do País e quem usa transporte coletivo demora bem mais para chegar ao destino. Para melhorar a situação, a rede de metrô de alta capacidade deveria ser o dobro da atual, chegando a 250 km, e seria necessário implantar 60 km de BRT (corredores de ônibus de maior capacidade e maior velocidade).

É o que aponta o estudo Mobilidade Urbana no Brasil: marco institucional e propostas de modernização, da CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgado na última sexta-feira, 12 de maio de 2023.

Segundo o levantamento, entre casa e trabalho, o tempo médio gasto é de 48 minutos num sentido só de viagem (só ida), na região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital.

Quem está no transporte público sofre mais ainda. O estudo da CNI mostra que o tempo médio de deslocamento sobe para 62 minutos em São Paulo, ou 29% a mais, o que para os técnicos que participaram do trabalho aponta distorção nos investimentos e prioridades do poder público ao longo de várias gestões.

No tempo perdido em transporte coletivo, São Paulo fica atrás apenas do Rio Janeiro, onde as pessoas precisam em média de 67 minutos para ir da casa para o trabalho todos os dias.

O tempo gasto em transporte coletivo na cidade de São Paulo supera a média nacional, que é de 57 minutos, a média da América Latina de 58 minutos e a média de países desenvolvidos, que é de 47 minutos.

O estudo aponta que, em todo o País, são necessários R$ 295 bilhões em investimentos em metrô e corredores de ônibus para que a mobilidade tenha um padrão de qualidade semelhante ao que ocorre na Cidade do México e Santiago, cidades referência na oferta de transportes urbanos na América Latina.

Relembre:

Mobilidade Urbana no Brasil precisa de R$ 295 bilhões de investimentos em ônibus, trilhos e infraestrutura para chegar ao padrão da Cidade do México e Santiago, diz estudo da CNI

Tempo gasto médio (todos os meios de transporte):

São Paulo: 48 minutos

Rio de Janeiro: 44 minutos

Brasília/DF: 40 minutos

Recife: 38 minutos

Salvador: 37 minutos

Belo Horizonte: 36 minutos

Curitiba: 33 minutos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.