É #FAKE entrevista em que Bill Gates fica encurralado ao ser questionado sobre vacinas


Vídeo original não tem o conteúdo alegado na versão falsa. Manipulação inseriu áudio e legendas falsas, além de sincronizar os movimentos da boca da jornalista e de Gates com o áudio falsificado. Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma entrevista em que o empresário Bill Gates é duramente questionado sobre suas iniciativa relacionadas às vacinas, se irrita e interrompe a conversa. É #FAKE.
Selo fake

No vídeo falso, acompanhado de diálogo e legendas igualmente falsos, a apresentadora Sarah Ferguson supostamente questiona Gates sobre a criação do Windows. Em seguida, pergunta como ele pode ser um porta-voz confiável da vacina contra a Covid sendo que nem sequer soube programar seu produto inicial. Gates então responde que leu muitos livros a respeito e encontrou especialistas do assunto no mundo inteiro. Em seguida, a jornalista faz alegações falsas, sempre repetidas pelos grupos antivacina, ao dizer que que Gates ganha bilhões com as vacinas e elas causam muitos danos, efeitos colaterais e mortes. Gates responde em seguida que essa é uma maneira imatura de olhar a situação.
Todo esse conteúdo foi criado artificialmente para endossar teorias da conspiração. O vídeo falso foi obtido por meio da manipulação do vídeo de uma entrevista real de Gates à ABC News Austrália. No vídeo real, entretanto, não existem as perguntas e respostas mencionadas no vídeo falso. O vídeo foi alterado para inserir sobre ele o áudio e as legendas falsas, além de sincronizar os movimentos da boca da jornalista e de Gattes com as falas falsas.
Veja o vídeo original:
Além da versão brasileira, com legendas em português, o vídeo falso circula em outros países e idiomas. Foi checado e desmentido por verificadores de fato como Associated Press e Newschecker.
Bill Gates, que busca estimular o desenvolvimento e acesso a imunizantes, é alvo frequente de teorias conspiratórias disseminadas por grupos antivacina.
Fato ou Fake: saiba o que é deepfake, técnica usada para levar desinformação
O Fato ou Fake já desmentiu que Bill Gates financia uma vacina não líquida contra a Covid-19 que instala chip nas pessoas. Também já refutou a mensagem que diz que ele ou a CIA obtiveram a patente do novo coronavírus em 2015. Desmentiu ainda que o bilionário escreveu uma carta aberta em que diz que, apesar de muitos verem como um desastre, o coronavírus é um grande corretor ou que tenha sido preso por militares dos EUA por causa das vacinas contra a Covid-19.
É #FAKE vídeo que mostra entrevista em que Bill Gates desconfortável ao ser questionado sobre vacinas
Reprodução
Fato ou Fake Explica:
Vídeo: Veja como identificar se uma mensagem é falsa
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Initial plugin text

Adicionar aos favoritos o Link permanente.