É #FAKE que imunizados contra a gripe recebem vacina bivalente contra Covid sem saber


Alegação é completamente falsa, esclarece a enfermeira Mayra Moura, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim). Pfizer aponta que vacinas bivalentes possuem composição diferente das vacinas contra Influenza e protegem apenas contra Covid-19. Circula nas redes sociais um áudio em que uma mulher pede a um interlocutor que não deixe ninguém de sua família se vacinar contra Covid e contra a gripe. Ela alega que vão enfiar a vacina contra a Covid na vacina contra a gripe e que o objetivo é exterminar 50% da população do mundo. Ela afirma que as vacinas estão deixando mais sequelas do que a doença e prega o uso de medicamentos sem comprovação científica. É #FAKE.

O áudio vem acompanhado de uma legenda que afirma: “Médica de Belo Horizonte alertando sobre a vacina da gripe adicionada com a vacina bivalente da Covid. Essas vacinas estão sendo unificadas em uma dizendo que é a vacina da gripe, mas ela é veneno. ‘
No áudio a mulher diz: “Jean, não deixe ninguém da sua família tomar a tal da bivalente para Covid, tá, que já está sendo aplicada e não deixe nenhum idoso tomar. Nenhum. Ninguém, ninguém, ninguém. Não é só idoso, não, tomar vacina da gripe. Eles vão.. Como as pessoas não querem tomar a vacina da Covid, eles vão enfiar a vacina da Covid dentro da vacina da gripe e todas duas vão ser fabricadas pela Pfizer. O objetivo é exterminar 50% da população do mundo. Avise todos os seus contatos e avise seus contatos para mandar para os contatos deles. Não tomemos esta vacina sob hipótese alguma. Eu fui renovar minha carteira de habilitação. Não sei se já te contei isso. Se te contei, desculpa, mas eu não tô lembrando. O médico que me atendeu me disse que o consultório dele no momento, a patologia que ele mais atende e tá cheio de pacientes seqüelados das vacinas da Covid. Sequelados da vacina da Covid né? Não é seqüelado da Covid, não. É das vacinas da Covid, tá? Porque as vacinas estão deixando muito mais sequelas do que a própria doença. Os que sobreviveram à doença estão bem. As vacinas têm um mundo de sequelados. Ele disse que ele não tomou vacina nenhuma não vai tomar e os outros tratamento precoce para todos os pacientes de Covid que ele atendeu como eu também usei, só que ele eu não perdi nenhum paciente. Só que ele usou o protocolo de Madrid que é o tratamento precoce rigorosamente do primeiro ao último item. Eu só tive que entrar com anticoagulante para dois pacientes lá do Rio Grande do Sul. O resto não precisa de usar anticoagulante não, ele me disse que ele entrou com o protocolo inteiro inclusive antes para todos os pacientes dele. Não deixe ninguém se vacinar.”
As vacinas contra a Covid não estão sendo colocadas dentro da vacina contra a gripe. A enfermeira Mayra Moura, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), afirma que essa alegação é completamente falsa.
A Pfizer esclarece que “as vacinas bivalentes possuem composição diferentes das vacinas contra Influenza e protegem apenas contra Covid-19” e, portanto, “são imunizantes distintos.” Também diz que “atualmente, a Pfizer não possui em seu portfólio de vacinas um imunizante aprovado para prevenção de gripe, porém estudos estão sendo conduzidos nesse sentido.” ” Pfizer também aponta que já distribuiu globalmente mais de 4.4 bilhões de doses da vacina ComiRNAty em mais de 181 países ao redor do mundo e não há alertas que apontem para qualquer mudança no padrão de segurança do imunizante. “Desta forma, a companhia reforça que os benefícios da vacinação superam os potenciais eventos adversos. ”
A menção que o áudio faz a um suposto plano de reduzir a população mundial deriva de uma mensagem falsa que atribui ao CEO da Pfizer, Albert Bourla, uma frase que ele não disse.
Burla participou em 2022 do Fórum Econômico Mundial, em Davos. Durante o evento ele disse (a partir dos 2:30) que em 2019 ele e sua equipe estabeleceram como uma das metas para os próximos cinco anos “reduzir em 50% o número de pessoas no mundo que não podem comprar” os medicamentos produzidos pela empresa. A mensagem falsa editou a fala do executivo para fazer parecer que ele estava dizendo que “até 2023, reduziremos o número de pessoas no mundo em 50%”.
A alegação de que as vacinas estão deixando mais sequelas do que a própria doença já foi desmentida pelo Fato ou Fake. O coordenador do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) do Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto, Fernando Bellissímo Rodrigues disse recentemente que a vacina não só não causa sequela como ela previne as sequelas produzidas pela doença. De acordo com ele, as vacinas, sim, podem produzir eventos adversos, mas esses eventos adversos são transitórios, passageiros e curáveis. Não deixando qualquer sintoma prolongado, residual ou sequelar.
Medicamentos sem comprovação científica não podem substituir a vacina. A Organização Mundial de Saúde recomenda desde 31 de março de 2021 que a Ivermectina não seja usada para tratar pacientes com Covid-19. O próprio fabricante da Ivermectina disse em 2021 que os dados disponíveis não apontam eficácia contra a Covid-19. Estudo feito no Brasil e apontado com um dos maiores diz que ivermectina não reduz internações por Covid-19.
A mensagem também é vaga, ponto comum em mensagens falsas. A mulher apontada como médica não se identifica no áudio e nem é identificada. Além disso, ela não permite identificar as pessoas que cita em sua mensagem e nem prova as alegações que faz. As alegações que ela faz são típicas de militantes antivacina.
É #FAKE que vacina contra Covid é enfiada na vacina contra a gripe
Reprodução
Fato ou Fake Explica:
Vídeo: Veja como identificar se uma mensagem é falsa
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Initial plugin text

Adicionar aos favoritos o Link permanente.