É #FATO vídeo que mostra treinador batendo com pneu em alunos


O vídeo polêmico foi gravado em Lyon, na França, e está no perfil do treinador Yom Yidikes no Instagram desde dezembro de 2022. Ele defende a técnica, mas enfrenta críticas. Técnicos brasileiros viram o vídeo e avaliam. Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um treinador em pé que levanta um pneu acima da cabeça e depois desce com força na barriga de cada um de seus seus alunos, todos deitados no chão da academia à espera do golpe. É #FATO.

g1
O vídeo foi gravado em Lyon, na França, e está no perfil do treinador Yom Yidikes no Instagram desde dezembro de 2022. O vídeo foi alvo de reportagem no jornal Le Progres em que o técnico explica sua metodologia.
Initial plugin text
As cenas e o método do professor foram alvo de muitas críticas nos comentários.
“Esse é o tipo de besteira que as pessoas fazem quando não têm ideia de como realmente condicionar os atletas. Isso literalmente não faz nada para condicionar essas crianças e apenas as sujeita a riscos desnecessários de lesões. Vergonhoso e triste”, diz um usuário. “Isso é abuso, não condicionamento”, afirma outra. “Observando você abusar de seus alunos. Não é um bom método de treinamento. Você estará lá em 20 anos, quando essas crianças estiverem lidando com os efeitos mentais e físicos desse abuso?”, afirma uma terceira.
Um outro vídeo postado no mesmo perfil mostra os alunos colocados e cabeça para baixo enquanto recebem pancadas no abdômen.
Yom Yidikes também publicou um vídeo em que alunos, pais e ele mesmo defendem a prática. Os pais dizem que têm plena confiança no instrutor, e que ele sabe a hora de parar. O professor também afirma que o objetivo é educar as crianças para que saibam se defender, e que nunca um aluno foi parar no hospital.
Técnica de ‘calejamento’
O professor e diretor administrativo da Confederação Brasileira de Artes Marciais (Cobram), Eduardo Lopes, afirmou ao g1 que a técnica utilizada no vídeo é um tipo de “calejamento”, que visa fortalecer partes do corpo para que fiquem mais resistentes a golpes durante a luta.
“Em 20 anos que estou nessa área, adianto que não é algo comum, e pode colocar em risco a saúde dos atletas. O que ele está fazendo é uma técnica de calejamento, que, feita de forma incorreta, pode levar a uma lesão temporária ou até permanente”, diz.
Lopes afirma que há outras maneiras de chegar ao resultado desejado de fortalecimento. “[O pneu] é um objeto muito pesado, somado à força da gravidade. Ao contrário da mão, canela e antebraço – que têm menos risco de lesão caso o calejamento seja feito corretamente -, o abdômen tem órgão vitais. Você fortalece de dentro para fora, e não de fora para dentro. Fazendo abdominais, musculação.”
O professor alerta ainda para o risco psicológico de trauma para os alunos. “Se é a primeira academia que ele [aluno] treinou na vida, pode sair assustado e nunca mais querer voltar. Ele pode pensar que arte marcial é só aquilo, mas cada arte marcial tem a sua técnica e sua metodologia”.
“Antigamente, o treinamento marcial era muito mais rígido. Se dava soco em árvore, chute em coqueiro… Mas não tinha equipamento, então se treinava com o que tinha. Hoje nós temos opções e conhecimento. No MMA, principalmente o profissional, o atleta treina com o máximo de cautela possível. A última coisa que o atleta quer é uma lesão. E dá para alcançar o potencial máximo sem se quebrar.”
O profissional de educação física e treinador de atletas de alto rendimento, Marcio Atalla, também diz que treinamentos mais exigentes fazem parte da filosofia de disciplina de algumas linhas de artes marciais. No entanto, é sempre importante garantir que as cargas sejam proporcionais e condizentes com o preparo do atleta.
“Nas artes marciais você tem que levar em consideração o contexto físico, mas também um contexto cultural, e aí entra a disciplina. Mas ali [no vídeo] há claramente uma carga desproporcional, então a chance de lesão é enorme. Tem o risco de o aluno ainda não ter a consciência corporal de contrair o músculo, não estar preparado”, afirma.
É #FATO vídeo que mostra treinador batendo com pneu em alunos
Reprodução
Fato ou Fake Explica:
Vídeo: Veja como identificar se uma mensagem é falsa
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Initial plugin text

Adicionar aos favoritos o Link permanente.