‘Eu tive um surto e resolvi entregar a criança’, diz mãe de bebê de SC encontrado em SP

‘eu-tive-um-surto-e-resolvi-entregar-a-crianca’,-diz-mae-de-bebe-de-sc-encontrado-em-sp

Fantástico entrevistou com exclusividade a mãe e a avó da criança, em um caso que é investigado pela polícia como tráfico de pessoas. “Eu tive um surto e resolvi entregar a criança”, diz mãe do bebê levado de Santa Catarina para São Paulo
Esta semana, um bebê de dois anos, de Santa Catarina, foi encontrado a 700 quilômetros de casa, em São Paulo. O Fantástico entrevistou com exclusividade a mãe e a avó da criança, em um caso que é investigado pela polícia como tráfico de pessoas.
A jovem, de 22 anos, é mãe solo, mora em Santa Catarina e prefere não ser identificada. Ela diz que, durante a gravidez, em 2020, participou de um grupo numa rede social, de apoio a mães. E foi quando passou a trocar mensagens com Marcelo Valverde Valezi”, de São Paulo.
“Ele contou a história dele, que ele é ‘tentante’ junto com a mulher dele, já tiveram diversos abortos”, relata a mãe. E as propostas, segundo ela, começaram: “Ele falava muito que se eu botasse uma criança no mundo para sofrer, aquilo ia me gerar carma, gerar carma na criança, então ele foi usando tudo o que ele podia”.
O bebê nasceu em abril de 2021. No mês passado, três anos depois dos primeiros contatos, ela e Marcelo voltaram a se falar com mais frequência.
O Fantástico teve acesso a mensagens trocadas com Marcelo. De acordo com as investigações, Marcelo explicou que não queria mais ficar com o bebê, mas contou que conhecia uma mulher, Roberta Porfírio, que tinha interesse. Marcelo então passou a combinar um encontro com Roberta, no dia 30 de abril.
Inicialmente, a entrega seria na praça de alimentação de um shopping em São José, mas Roberta teria se atrasado. O encontro então foi na rua. Uma câmera de segurança registrou o momento em que um carro buscou mãe e filho. Segundo a mãe da criança, o carro parou no estacionamento de um supermercado e ela afirma que foi convencida a tomar a decisão de entregar a criança.
“Eu teria que tomar uma decisão ali mesmo, né? Por pressão e pela manipulação, que eu já estava ali naquele local, dentro do carro deles, eu acabei cedendo e fazendo isso, né? Eu tive um surto e resolvi entregar a criança ele, mas sem pensar que poderia ser uma quadrilha de tráfico ou algo do tipo”, revela a mãe.
Para não voltar pra casa sem o filho, a mãe pediu para passar a noite num hotel, como mostram as imagens obtidas pelo Fantástico. Roberta Porfírio pagou a diária em dinheiro.
No dia seguinte, feriado de primeiro de maio, a mãe voltou pra casa. No mesmo dia o bebê foi levado à praia de Balneário Camboriú, onde Roberta tem família. Em seguida, o menino foi levado de carro até Tatuapé, em São Paulo. A jovem conta que entrou em desespero.
“Foi ali naquele momento que eu comecei infelizmente, a cair a minha ficha do que eu realmente tinha feito. e foi aonde no outro dia eu tentei contra minha própria vida, né?”
A mulher diz que sofre de ansiedade e depressão e foi socorrida na UTI de um hospital, onde ficou em coma. A mãe dela, a avó do menino, sentiu falta da criança.
“A gente começou a procurar nos lugares mais óbvios, né, assim, tipo na casa de alguém, algum conhecido. Corremos atrás de uma delegacia para prestar, para para prestar depoimento. É feito uma faca, no teu peito, a dor. Não consegue puxar, para tirar aquela dor, sabe? É muito desesperador”, destaca a avó.
LEIA TAMBÉM
Mãe de menino que desapareceu em SC e foi encontrado em SP recebeu R$ 100 para levar criança até “ponto de entrega”, diz polícia
Vídeo mostra momento em que PMs encontram suspeitos com bebê desaparecido em SC
Avós de menino de 2 anos de SC que estava desaparecido tentam guarda provisória na Justiça de SP
Pelas imagens de câmeras de segurança, a polícia identificou um problema na placa do carro usado para buscar o bebê – estava adulterada, com uma fita na placa.
Na segunda-feira passada, dia 8 de maio, sete dias depois do bebê ser levado pra São Paulo, a Polícia Militar conseguiu localizar o carro, no Tatuapé. No volante, estava Marcelo e, no banco de trás estavam Roberta e o bebê. Marcelo e Roberta foram presos. A criança foi recolhida para um abrigo.
O que dizem as defesas
Marcelo e Roberta estão sendo investigados por tráfico de pessoas. A polícia vai recolher informações para apurar se houve algum tipo de ganho financeiro com a entrega do bebê.
“Não houve rapto de criança, não houve nada disso. Tudo foi feito mediante consentimento da própria genitora do menor. Ela quis. O Marcelo na intenção de ajudar, pensando no bem da criança também, foi que ele passou o contato da Roberta”, diz Laryssa Nartis, advogada de Marcelo.
“Eles estavam na praia. No meio do feriado houve essa chamada que a moça estava desesperada. Comoveu a Roberta que falou ‘então tá, vamos lá pra ver’, para ajudar mesmo”, diz Olavo Carlos Ferreira, advogado de Roberta.
Sobre a adulteração da placa, o advogado afirma: “Ela estava com o carro dela. Pra mim, isso não existe”.
A criança está em um abrigo, em São Paulo. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina determinou que ela seja transferida na segunda-feira (15) para a cidade natal, em Santa Catarina. Mas não voltará ainda para a casa da mãe.
Veja todos os detalhes na reportagem em vídeo acima.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.